A desenergização de um sistema é o resultado final de um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a ausência de tensão no circuito, durante todo o tempo de intervenção e sob o controle dos trabalhadores envolvidos.
A desenergização é uma medida de segurança de acordo com a NR-10, que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança de quem a manuseia.
Desenergização: Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada. A zona controlada, quando em relação a um sistema elétrico, é definida, sobretudo, como a área em torno da parte condutora energizada, segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com nível de tensão.
Todavia, o item 10.5.1 da NR 10 apresenta alguns procedimentos para que a instalação seja considerada desenergizada tecnicamente, na seguinte sequência: a) Seccionamento (Desligamento automático ou manual através de chave seccionadora, interruptor, disjuntor);
Saiba como fazer uma desenergização de acordo com a NR-10seccionamento;impedimento de reenergização;constatação da ausência de tensão;instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); e.
27 curiosidades que você vai gostar
Primeiros passos da desenergizaçãoSeccionamento. ... Impedimento de reenergização. ... Constatação da ausência de tensão. ... Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ... Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequencia de procedimentos abaixo:Retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização;
Conforme subitem 10.5.1 da NR 10, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo:a) Seccionamento;b) Impedimento de reenergização;c) Constatação de ausência de tensão;
a) seccionamento; b) impedimento de reenergização; c) constatação da ausência de tensão; d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
1) Constatação da ausência de tensão. 2) Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada. 3) Seccionamento. 4) Instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).
A desenergização é considerada uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR-10, conforme consta no item 10.2.8.2, pois permite controlar o risco elétrico, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.
Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.
Esta Norma estabelece os requisitos específicos para as instalações elétricas em locais de afluência de público, a fim de garantir o seu funcionamento adequado, a segurança de pessoas e de animais domésticos e a conservação dos bens.
Seccionamento: é o ato de promover a descontinuidade elétrica total, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado. Impedimento de reenergização: é o estabelecimento de condições que impedem a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado.
A desenergização de uma rede elétrica é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuíto, trecho ou ponto de trabalho, durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos profissionais envolvidos, conforme reza a NR-10.
10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes ...
São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:Medidas de proteção coletiva;Medidas de proteção individual;Procedimentos de trabalho.
As regras de ouro são premissas básicas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Socioambiental. Elas são invioláveis e incorruptíveis, sendo o seu cumprimento condição necessária para atuar na empresa, e não sobrepõem ou substituem os demais requisitos legais aplicáveis. As violações são investigadas formalmente.
Nunca utilize telefone celular ou qualquer outro equipamento que desvie sua atenção em áreas operacionais não autorizadas, escadas ou atravessar ruas. Nunca trabalhe em altura (≥1,8m) sem o devido treinamento, autorização e sempre de cinto de segurança fixado em ponto de ancoragem apropriado.
10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de ...
Conforme estabelece a NR, as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
Impedimento de Reenergização
Na prática, trata-se da aplicação de travamentos mecânicos, por meio de fechaduras, cadeados e dispositivos auxiliares de travamento ou com sistemas informatizados equivalentes.
Realizar serviços de manutenção elétrica em geral, em baixa e alta tensão da rede elétrica, em quadros de distribuição de energia, trocando luminárias, lâmpadas e reatores e efetuando a limpeza e desobstrução de eletrodutos.
O que são medidas antidumping?
Como faço para ver publicações antigas no facebook?
Qual a relação entre antígeno e anticorpo?
Como economizar energia com o ventilador?
Quais são as cores usadas no mapa de risco?
Quais capitais do Nordeste não tem praia?
Quais as características das nulidades relativas e quais as das nulidade absoluta?
O que significa FPS em munição?
O que faz na faculdade de química?
O que é JavaScript desabilitado?
Quem são os contribuintes de imposto de importação?
Qual a importância de estudar vetores?