As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos: deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original. deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
Definição - O que é Deformação plástica
Regime de deformação em que ocorre mudança dimensional permanente, ocorrido quando se excedem os limites de deformação elástica. Em outras palavras, é a deformação permanente decorrente do deslocamento de átomos ou moléculas para novas posições no reticulado.
Em uma escala atômica a deformação elástica é manifestada como pequenas alterações na posição dos átomos e na distorção das ligações interatômicas. Como conseqüência, a magnitude do módulo de elasticidade é uma medida da resistência à separação dos átomos adjacentes no volume deformado.
Assim, as deformações podem ser elásticas, plásticas ou deformações por rutura. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis, ou seja, quando a força de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial.
Em uma escala microscópica a deformação plástica é o resultado do movimento dos átomos devido à tensão aplicada.
43 curiosidades que você vai gostar
A deformação plástica ou permanente é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade, e é o resultado de um deslocamento permanente dos átomos que constituem o material.
As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos:deformação transitória ou elástica.deformação permanente ou plástica.ruptura.
Deformação é a mudança na forma e tamanho de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo.
Fase elástica: É a fase na qual o material recupera suas dimensões originais após a retirada dos esforços externos sobre ele. A fase elástica obedece a Lei de Hooke representada algebricamente por σ = E. ε . O “E” representado na fórmula é denominado de módulo de elasticidade ou módulo de Young.
Na zona de transição entre essas duas fases ocorre um fenômeno chamado de escoamento, que é caracterizado pela deformação permanente do material sem que haja aumento na carga, mas com aumento da velocidade de deformação.
pode ser comparada às resistências do material ( e ). Como as tensões na ponta da trinca são muito elevadas, devido ao seu alto fator concentrador de tensão, quando se solicita uma peça trincada uma região muito próxima à ponta da trinca escoa e a ponta é cegada. Esta região é conhecida com o nome de zona plástica.
Deformação (ε) = (L- L0)/ L0.Tensão (σ) = F/A.Comprimento final, L, (mm).Força (N)X.X.
No regime elástico, um corpo submetido a carregamento retorna às suas dimensões originais, quando removido o carregamento, como anteriormente visto.
Em virtude das diferenças de temperatura entre os diversos pontos do elemento estrutural, a deformação imposta (deformação térmica) é restringida, o que causa tensões de compressão no interior e tensões de tração nas superfícies do elemento.
deformações permanentes. Na curva tensão deformação, a ruptura se situa na fase elástica ou imediatamente ao fim desta, não havendo fase plástica identificável. A curva tensão-deformação é uma descrição gráfica do comportamento de deformação de um material sob carga de tração uniaxial.
De acordo com o senso comum, um corpo é sujeito a uma deformação quando as posições relativas dos seus pontos sofrem uma alteração. Contrariamente, o deslocamento de um corpo ocorre quando as posições dos pontos sofrem uma modificação relativamente a um ponto externo ao corpo, mas permanecem estáveis entre si.
1. Deformação dúctil: quando as rochas se encontram num estado relativamente plástico (a grandes profundidades), dá origem ao aparecimento de estruturas como dobras, foliações, etc.
Cada tipo de esforço possui uma forma específica de ser analisado, estudado e calculado.
...
São os esforços mecânicos:Tração.Compressão.Cisalhamento.Flexão.Torção mecânica.Flexo-Torção.Flambagem.
O comportamento rúptil é aquele em que a rocha apresenta-se rígida e tende a ser quebradiça enquanto que o comportamento dúctil é caracterizado por estiramentos e deformações plásticas.
A deformação de engenharia é, portanto uma grandeza adimensional e representa um valor médio específico da deformação tomado sobre a extensão do segmento observado. É usual também representar o valor “e” como percentual.
Agora, veja de forma mais clara as principais propriedades mecânicas relacionadas ao aço: • resistência à tração; • elasticidade; • ductilidade; • resiliência; • dureza; • tenacidade, entre outras.
Em termos mais técnicos, o aço inox é uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo, o que o torna mais resistente do que o aço comum.
A resistência do aço vem acompanhada de uma ótima flexibilidade, o que justifica diferentes aplicações do material em segmentos diversos. Isso porque as ligas de aço podem ser acompanhadas de diferentes elementos, o que dá origem a diversos aços como carbono e inox, recomendados para altas temperaturas.
Como usar o açafrão para perder peso?
Como renovar a carteirinha do Sesc na pandemia?
Como converter arquivo em PDF para SketchUp?
Como reparar os erros do passado?
Como passar o backup do Google Drive para o WhatsApp?
Como renovar carteirinha do Iamspe?
Tem como envernizar a madeira que está pintada?
O que significa apóstrofo em português?
O que significa aumentar o valor do cliente para a empresa?
Qual o melhor verniz para pintar pergolado?
Como passar verniz em madeira de pinus?
O que foi a idade de ouro da microbiologia enumere os principais fatos ocorridos?
Como passar verniz em madeira crua?