Os curativos são divididos em: Primários – quando usados em contato direto com o tecido lesado. Secundários – colocados sobre o curativo primário.
Curativos primários (alginato de cálcio, carvão ativado) ficam em contato direto com a lesão e exigem uma cobertura. Deve-se usar obrigatoriamente luvas estéreis no momento da manipulação da placa e da adaptação dela no leito da ferida.
O curativo secundário possui almofada absorvente não aderente à ferida, e proporciona um processo adequado de cicatrização, de forma que diminua a dor e traumas na pele do paciente. A almofada do curativo secundário, além de proteger a ferida, absorve com eficiência o exsudato produzido por ela.
Conheça os tipos de curativosAlginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ... Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ... Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ... Hidrogel. ... Antissépticos.
Podemos classificar os curativos de algumas formas.
...
Por isso, dependendo da ferida, algum deles será necessário.Alginato. ... Carvão ativado. ... Hidrogel. ... Hidrocolóide. ... Antissépticos.
39 curiosidades que você vai gostar
Tipos de curativos
Curativo semi-oclusivo: curativo absorvente e utilizado em feridas cirúrgicas, drenos e feridas exsudativas; Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impedindo a perda de fluídos.
CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.
Os mais comuns são curativos com carvão ativado, hidrogel, prata, alginato e o de membrana regeneradora de celulose que acelera a cicatrização da pele, diminui a dor e protege os terminais nervosos durante 12 dias sem a necessidade de troca. Essa é o curativo especial mais utilizado.
É usado em caso de pequenos sangramentos ou secreções, que são absorvidos pelo curativo. Já o tipo oclusivo é utilizado quando não se deve ter contato entre a ferida e o ar, evitando a possibilidade de infecção por bactérias e fungos. Tem a função de conter sangramentos por pressão entre o curativo e a pele.
Quais são as organizações do Terceiro Setor no Brasil?
O que comer para abrir a janela do jejum intermitente?
O que é eclesiologia evangélica?
O que acontece quando o coração do feto para?
Para que serve a nota do vestibular?
Porque o papel alumínio não pega fogo?
Pode pintar a unha usando Lakesia?
O que é emissor receptor e mensagem?
Quais os sinais de mal súbito?
O que significa ser filho de Atena?
Como lavar a máscara descartável?
O que acontece quando afeta a longarina do carro?