Numa reta e num plano existem infinitos pontos (dentro e fora dele). Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano.
Quando dois segmentos compartilham um ponto extremo, eles são segmentos consecutivos. Entre eles, os segmentos colineares são aqueles localizados na mesma reta. Pelo contrário, quando segmentos consecutivos se desenvolvem em linhas diferentes, chamam-se segmentos não colineares.
Pontos colineares: são pontos que pertencem a uma mesma reta. Na figura da esquerda, os pontos A, B e C são colineares, pois todos pertencem à mesma reta r.
[ Geometria ] Que está sobre a mesma recta que outro (ex.: pontos colineares).
PontoO ponto não tem dimensão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, P, M, ...), exemplo:Por um ponto no espaço, passam infinitas retas.Todo ponto que pertence a uma reta divide-a em duas semirretas, das quais o ponto é a origem.
35 curiosidades que você vai gostar
Três pontos distintos são sempre colineares. Três pontos distintos são sempre coplanares. Quatro pontos distintos determinam duas retas. Por quatro pontos todos distintos pode passar uma só reta.
Para que sejam colineares, o valor desse determinante deve ser igual à zero. Portanto, os pontos A, B e C estão alinhados.
Por um ponto passam infinitas retas. Por dois pontos distintos passa uma única reta. Três pontos não colineares determinam um único plano que os contém. Se uma reta tem dois pontos distintos num plano, então ela está contida no plano.
O ponto pode ser representado graficamente de duas maneiras: pela interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um instrumento apropriado. É identificado através de uma letra maiúscula do nosso alfabeto.