Diferença entre controle de estabilidade e controle de tração. Enquanto o controle de estabilidade preserva a trajetória do veículo como um todo, o controle de tração é concentrado especificamente nas rodas. Além disso, apenas o primeiro será legalmente obrigatório, já a partir do ano que vem, para os modelos novos.
Sua função é corrigir a trajetória do veículo, o que pode acontecer em várias situações. Com o equipamento instalado, o risco de perder o controle é bem menor. Uma série de sensores e atuadores assumem automaticamente itens como o acelerador e o freio para colocar o automóvel novamente no percurso correto.
Desligá-lo só em caso de superfícies cobertas de neve ou areia, ou para fazer drifting. Se o ESC é um item de segurança que nunca deve ser desligado, por que existe essa opção nos automóveis? ... O mesmo ocorre quando o condutor entra rápido demais em uma curva, evitando que o carro deslize ou rode.
O controle de estabilidade funciona por meio de diversos sensores que analisam a rotação das rodas, a velocidade do automóvel, a trajetória do veículo e o ângulo do volante. O sistema faz leituras 25 vezes por segundo e atua em conjunto com os freios e o controle de tração.
substantivo feminino Solidez e segurança; qualidade daquilo que é estável: a boa estabilidade da ponte; estabilidade emocional e familiar. Permanência ou duração; que não se altera: a estabilidade do poder.
Esse dispositivo interpreta o movimento do volante favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
Controle de estabilidade A função do ESC é evitar a perda de estabilidade, principalmente em curvas ou mudanças repentinas de direção. Sempre que veículo começa a perder a trajetória, o ESC atua limitando a potência do moto r, e individualmente nos freios(em cada roda, se for preciso), para estabilizar o carro.
Como funcionam estes sistemas? O controle de estabilidade, popularmente conhecido por ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade), é um sistema eletrônico que atua diretamente nos freios e evita que o condutor perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo maior segurança.
Já o controle de tração – chamado TC e TCS – é capaz de identificar se as rodas giram em falso durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor. Esse sistema precisa apenas dos sensores de velocidade de cada roda, assim como o ABS.
Se o ESC identifica alguma situação anormal, são acionados os freios de cada roda e até o torque do motor pode ser cortado. E se o carro tem controle eletrônico de estabilidade, ele também terá ABS (obrigatório no país desde 2014) e o controle de tração – já que ambos são necessários para o funcionamento do ESC.
Mas, a história do sistema começou alguns anos antes, quando também estavam sendo desenvolvidos os controles de tração. Esse tipo de mecanismo pode chegar até você com algumas nomenclaturas diferenciadas, a exemplo do DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo) ou VSC (Controle de Estabilidade do Veículo).
Qual o valor do teto da aposentadoria especial?
O que evitar antes da ayahuasca?
O que ocupa quase todo interior do Brasil?
Como adicionar widgets no Motorola?
Como substituir a palavra desvantagem?
Quanto tempo o Hipoglós faz efeito?
Quais as leis mais importantes do ECA?
Qual o contexto histórico do naturalismo no Brasil?
O que fazer para deixar de ser solitário?
O que passar no sapato para ficar brilhando?
Quando perde a pensão alimentícia?
Quem deve fazer parte da definição do planejamento estratégico?
Como ocorre a digestão de carboidratos em monogástricos?
O que significa dislexia e dislalia?