Importância do controle de estoque em pequenas empresas Ter um controle total do que entra e sai da sua empresa evita prejuízos significativos devido a furtos e também aumenta as chances de encontrar oportunidades de negociação com os fornecedores.
Este controle é definido, basicamente, pelo monitoramento e análises constantes de todos os produtos do seu estoque, seja produto acabado, insumos ou matéria-prima, desde o fluxo de entradas e saídas, até o controle de perdas e a necessidade de novas compras.
7 medidas para melhorar o controle do estoque
8 métodos de controle de estoque
O que é um sistema de controle de estoque? O sistema de gestão de estoque é uma tecnologia para controle e monitoramento de todo esse setor da empresa. Isso porque é uma tecnologia que integra o setor de produção com as vendas, permitindo otimizar os volumes de compra.
Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
A intenção da gestão de estoque é evitar a falta ou o excesso de mercadorias, pois isso pode representar prejuízos para o caixa da empresa. Ou seja, a gestão pode ser entendida como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário.
Reduz desperdícios e custos O acompanhamento de estoque elimina o excesso de produtos, o que, por consequência, reduz o número de furtos, avarias, vencimentos, produtos obsoletos ou parados, entre outros. Evitar esses contratempos implica reduzir consideravelmente os custos da empresa, tanto de tempo quanto financeiro.
Controlar recebimento, estocagem e expedição dos produtos e/ou materiais comercializados pela empresa. Controlar armazenamento de produtos, verificando se os produtos encontram-se estocados adequadamente e organizados.
Funciona da seguinte forma: o primeiro item ou lote que entrou no estoque será sempre o primeiro a ser vendido. Por exemplo: a farmácia comprou um lote com 200 itens do produto X. Então esses produtos serão os primeiros a serem vendidos, independentemente se a farmácia comprou mais quantidades desses produtos.
Aprendas soluções eficientes de como controlar o estoque de uma pequena empresa e evite excessos e faltas de mercadoria no seu negócio. A premissa básica de um negócio que comercializa produtos é tê-los disponíveis para vender.
Um sistema automatizado ajuda a fazer uma gestão de estoque mais eficiente e a controlar o abastecimento de cada grupo de mercadoria (vide item 1) do seu negócio. Acompanhar o movimento do estoque em tempo real diariamente.
O equilíbrio quando se fala de controle de estoque é o ponto chave. Não importa quão grandes sejam seus esforços de marketing ou quão amigável sua equipe seja, se você falhar no estoque de produtos que os clientes desejam ou estar sempre com seus principais produtos em falta, eles o encontrarão em outro lugar.
Qual é a origem da Festa de Agosto?
Como usar a ferramenta de rebite?
O que é arte digital interativa e quando surgiu?
Quando e onde surgiu a arquitetura gótica?
Como preencher o cheque do Banco do Brasil?
Como montar uma ficha de história?
Como faço para preencher uma declaração de residência?
Qual é o tempo de gestação do hamster?
Como faço para ter cheque no Bradesco?
O que preciso para preencher um documento em PDF?
Como os morcegos se localizam?
É normal sentir umas fisgadas no início da gravidez?
Como montar um curso de capacitação profissional?
Qual a idade que morreu Adão e Eva?
Como morreram os apóstolos Pedro e Paulo?
Como identificar quando a obesidade é causada por distúrbios?