A consciência crítica é “a representação das coisas e dos fatos como se dão na existência empírica. Nas suas correlações causais e circunstanciais”. “A consciência ingênua (pelo contrário) se crê superior aos fatos, dominando-os de fora, se julga livre para entendê-los conforme melhor lhe agradar” (FREIRE, 1982a: 138).
A consciência ingênua consiste na separabilidade do pensamento sobre o real em que o sujeito está inserido. Ou seja, a consciência ingênua é aquela que não possui “ciência” dos fatores e dos condicionamentos que a determina.
20) ter consciência crítica é ter ousadia de procurar, questionar, perguntar, inventar, reconstruir e buscar saber o porquê e o para quê das coisas, após uma rejeição da realidade.
40) as características da consciência ingênua dos indivíduos são: 1. Revela uma certa simplicidade, tendente a um simplismo, na interpretação dos problemas, isto é, encara um desafio de maneira simplista ou com simplicidade. Não se aprofunda na casualidade do próprio fato.
A consciência crítica nos permite ver o que está por trás de uma falsa realidade, que jamais é percebida pelas chamadas consciências ingênuas.
36 curiosidades que você vai gostar
A consciência transitiva ingênua é aquela que amplia o poder de captação e de resposta às sugestões que partem do seu contexto. Seus interesses e preocupações se alongam a esferas bem mais amplas que a simples esfera vital.
Acontece o predomínio da consciência semi-intransitiva: nela, os sujeitos estão completamente imersos apenas naquilo que gravita em sua órbita. Existe uma tendência ao conformismo e à passividade, e a explicação para os fenômenos é naturalizada ou atribuída a instâncias superiores.
Paulo Freire caracteriza os três níveis de consciência como intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Medina (1983) considera que a Educação Física convencional é determinada pelos limites da consciência intransitiva. A concepção modernizadora relaciona-se com a consciência transitiva ingênua.
Como e por que desenvolver um pensamento crítico? A liberdade de pensamento e a liberdade de expressão são essenciais para que haja democracia e um estado democrático de direito, já que é por essa via que as pessoas conseguem exprimir seus pensamentos, sentimentos e experiências, bem como seus modos de habitar o mundo.
Como é dividido o catabolismo?
Como classificar as orações coordenadas sindéticas?
Como tirar a voz do iPhone quando toca?
Como se divorciar quando se mora em outro estado?
Quais as características das obras de Machado de Assis?
Quais são os elementos da moda?
Como se dividem os grupos de alimentos?
Como preencher caderno planner?
Qual foi a primeira divisão de trabalho?
Como ser mais ousado na paquera?
Qual é a diferença entre objetivas a seco e objetiva de imersão?
Quem opera catarata não precisa mais usar óculos?
Qual é a divisão do intestino grosso?
Como se diz uma partida de críquete?
Como conectar a TV no celular Samsung?
Qual o valor da multa de fidelidade da TIM?