Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
Imagens com movimento bem sutis, quase estáticas, também podem ajudar: água em fluxo, chuva, folhas balançando ou peixes no mar. Opte por uma delas sem ficar alternando o que está visualizando. "Essas imagens colaboram porque ativam circuitos neurais que ajudam a induzir o sono", explica Vale.
Exemplos de opções que podem ajudar a melhorar o sono são:
Confira truques baseados em estudos de como dormir mais rápido.
Encostar a sua língua atrás dos seus dentes da frente, e ao mesmo tempo expirar todo o ar dos seus pulmões. Em seguida, fechar a boca e inspirar o ar apenas pelo nariz, durante 4 segundos. Feito isso, segure a respiração, trancando-a com o ar em seus pulmões, por 7 segundos.
7 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado
O truque é colocar um alarme para tocar mais cedo que o habitual. Isso porque os sonhos vão se tornando mais frequentes ao longo da noite. É preciso acordar e logo em seguida voltar a dormir, mas não sem antes reiterar a intenção de estar consciente durante o sono.
Como fazer: Ferver um litro de água e acrescentar uma colher de sopa de valeriana, deixando repousar por cinco minutos. Coe e tome em seguida. A erva-cidreira tem propriedades calmantes e, por isso, ajuda a melhorar a qualidade do sono.
Respire profundamente e sinta cada parte do seu rosto, como bochecha, mandíbula e língua, relaxar. Relaxar o rosto e os globos oculares funciona como um sinal para o cérebro descansar. Pouco a pouco, relaxe as partes do corpo de cima para baixo: pescoço, ombros, braços e pernas.
Rivotril: É um medicamento hipnótico, que leva a indução do sono através do aumento de uma substância cerebral que leva a sonolência, mas por ser bastante forte, só pode ser indicado por um médico especialista em sono. Valium: O remédio pertence à mesma família de medicamentos que o Rivotril, os benzodiazepínicos, que induzem o sono.
Além destes efeitos, o sono induzido pelos hipnóticos tem poucas partes de sono profundo; o sono REM é suprimido, diminuindo assim o período dos sonhos. O sono induzido por medicamentos é pouco reparador e pouco satisfatório.
À primeira vista, poderá parecer que a alimentação nada tem a ver com o sono; no entanto, para se usufruir de um sono profundo e reparador, é fundamental ter um tipo de alimentação cuidada, leve e saudável. Os alimentos são constituídos por produtos químicos processados pela indústria alimentar.
Existem alguns alimentos que servem como sedativos naturais e podem auxiliar quem tem dificuldade de pegar no sono. Conheça alguns exemplos sugeridos pelas nutricionistas Clarissa Fujiwara, mestre em ciência pela Universidade de São Paulo (USP), e Natália Soares, especialista da clínica Dermais.
O que é um esfregaço bacteriano?
Como se faz chá de mil homens?
Como desinfetar o substrato para orquídeas?
Como é feito o soro fisiológico?
Como fazer uma costela desmanchando na churrasqueira?
Como instalar webcam Logitech no Mac?
Qual a melhor forma de comer salmão?
O que fazer para o jantar de hoje?
Como preparar tinta acrilica hidracor?
Quanto de pedágio até Olímpia?
Como são classificadas as chavetas?
Como as cirurgias podem ser classificadas?
Quais são os tipos de processo penal?
Como a ciência pode ser classificada?