A pele tem vários mecanismos de regeneração e reparação. A camada basal assegura uma renovação constante da epiderme, através da divisão celular contínua: Se uma lesão é confinada na camada cutânea superior, dominante de pele, o dano (conhecido como erosão) pode curar sem retração cicatricial.
Ela faz parte do sistema tegumentar e exerce diversas funções, sem ela a sobrevivência seria impossível. As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica.
Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele.
Impermeabilização de Pele consiste na aplicação de uma solução que penetra na pele protegendo-a contra eventuais nódoas. Esta solução oferece também protecção contra a secagem e fadiga, inibindo a evaporação dos óleos naturais da pele.
Tem como característica principal a presença do exsudato (secreção da lesão), que pode durar de um a quatro dias, variando de acordo com a extensão e natureza da lesão. Nessa fase acontece a liberação de mediadores químicos e a ativação do sistema de coagulação sanguínea, podendo haver edema, vermelhidão e dor.
As Lesões de pele ou Lesões Cutâneas são interrupções da integridade cutâneo-mucosa que resultam no desequilíbrio da saúde, muitas vezes impedindo ou dificultando atividades básicas do dia a dia, como locomoção e convivência.
Retem a hidratação e impede a perda de hidratação. Regula a temperatura corporal: isola o nosso corpo, conserva o calor em condições de frio e transpira para diminuir a temperatura do corpo quando fica quente. Sente pressão e dor: absorve o choque e alerta-nos para o perigo.
A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável pela proteção, regulação da temperatura e sensibilidade do organismo. Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas apresenta outras sub-camadas ou estratos.
Esse sistema acima citado é conhecido como sistema imunológico, composto por células e órgãos que possuem como principal função proteger o organismo contra agentes estranhos por meio de diferentes mecanismos de defesa.
A resposta imunológica é mediada por células responsáveis pelo combate a infecções, os leucócitos, que promovem a saúde do organismo e da pessoa. Os leucócitos podem ser divididos em polimorfonucleares e mononucleares, possuindo cada grupo alguns tipos de células de defesa do organismo que desempenham funções distintas e complementares.
Outro tipo de célula de defesa presente no sistema imunológico são os linfócitos, caracterizados como glóbulo branco do sangue, também chamados de leucócitos. Assim, são responsáveis por reconhecer e destruir micro-organismo invasores]
Para melhorar o sistema imune é importante adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios regularmente e uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em vitamina C, selênio e zinco. Veja quais são os alimentos que podem fortalecer o sistema imunológico.
Como saber se uma propriedade rural tem dono?
Que horas tomar magnésio Quelado?
Como funciona um caminhão compactador de lixo?
Para que serve cloreto de magnésio em pó?
Qual o tamanho do balão para chá revelação?
Como tomar o suplemento maltodextrina?
Como funciona o aspirador automático para piscina?
Para que serve dipirona de 1 grama?
Como tomar magnésio para soltar o intestino?
Qual o melhor horário para aplicar a Clexane?
Para que serve a casca da mangava brava?
Como usar o bicarbonato para emagrecer?
Como sacar FGTS pelo caixa tem?
Como habilitar a câmera no WhatsApp web?
Como funciona arrendamento de terras para soja?