O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.
O que é o Calor específico:
Também chamada de capacidade térmica, esta grandeza indica a quantidade de calor necessária para que uma grama de qualquer substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C, além de indicar o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. ... Cada substância possui um determinado valor de calor específico, que é geralmente expresso em cal/g.
Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. ... Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.
26 curiosidades que você vai gostar
Quanto maior for o calor específico, mais difícil será o aquecimento e o resfriamento do material, sendo assim, podemos entender que a areia possui um calor específico menor que o da água, o que justifica sua maior facilidade para sofrer variações de temperatura.
Assim, quando o calor fornecido ou retirado de um corpo é capaz de gerar apenas variações de temperatura, sem mudar o estado físico da matéria, a quantidade de calor é chamada de sensível. Quando o calor fornecido ou retirado de um corpo pode mudar o estado de agregação molecular, ele é classificado como calor latente.
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação.
Temperatura, uma palavra derivada do Latin, reconhecida cognitivamente como o nível de calor que existe no ambiente, resultante, por exemplo, da ação dos raios solares ou nível de calor existente num corpo.
Essa grandeza indica a resistência que a substância oferece às bruscas mudanças em sua temperatura. Quanto maior for o calor específico, maior será a dificuldade de provocarmos grandes alterações em sua temperatura.
Observe na tabela anterior que o calor específico da areia é cinco vezes menor que o da água. Enquanto cada grama de areia precisa de apenas 0,2 cal para variar a sua temperatura em 1°C, a água precisa de 1 cal para executar a mesma tarefa.
Onde C é a capacidade térmica do corpo, m é a massa e c é o calor específico da substância. Isso nos ajuda a entender a diferença entre as grandezas: enquanto o calor específico não depende de nenhuma variável, a capacidade térmica é dependente da massa (ou volume) de uma substância.
Assim, iremos estudar dois tipos de calor latente, o de fusão e o de vaporização.Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. ... Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.
Quando um corpo recebe ou cede determinada quantidade de calor, capaz apenas de gerar variações de temperatura, sem que ocorra mudança no estado de agregação das moléculas, o calor é denominado de sensível.
É importante saber que existem dois “tipos” de calor:Calor Sensível e.Calor Latente.
Trata-se aqui do denominado calor sensível. No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).
Quando a substância é sujeita a uma transformação de fase, a temperatura se mantém constante, assim, a única manifestação das trocas de calor é a mudança de estado. Portanto, o calor latente representa a quantidade de calor para haver mudança de fase de uma unidade de massa da substância.
O calor sensível, também chamado por calor específico sensível, é representado pela letra c e depende do tipo de material e do seu estado de agregação. Por exemplo: Para a água no estado líquido, temos: c = 1 cal/ g . ... Mas para a água em estado sólido, essa quantidade já é c = 0,5 cal/ g.
A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. ... Sendo assim, a capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade de calor recebida e da variação de temperatura sofrida por um corpo.
Outros importantes isolantes térmicos usados não só na cozinha, mas em nosso cotidiano são: a borracha, o isopor e a lã; capazes de reter com maior precisão a troca de calor entre os corpos.
A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio. Para que haja mudança de estado, essas pontes de hidrogênio precisam ser rompidas, e esse processo tem um alto custo energético.
O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.
Os sintomas podem variar desde os mais frequentes, como pele seca e avermelhada, pulsação acelerada, falta de ar, enjoo, tontura e cefaleia (dor de cabeça), podendo chegar a queimaduras de pele, desidratação e febre. Nos casos mais graves, pode ocorrer perda de consciência.
Tem como avisar quando uma pessoa entra no WhatsApp?
Como faço para regularizar minha carretinha reboque?
Qual o grau máximo das lentes de contato?
Qual a quantidade de regras que regem o silogismo?
Como descobrir o instante em que a velocidade se anula?
Como conectar ao servidor SQL Server?
Como saber a quanto tempo a pessoa esteve online no Messenger?
Quais são as perspectivas da educação?
Como saber o engajamento no Instagram?
Como não quebrar linha no HTML?
Como medir a tensão em um transistor?
Como saber se o aplicativo Magazine Luiza e verdadeiro?
Qual termômetro é mais preciso digital ou infravermelho?
Como saber se o teratoma é maligno?
Como funciona o termômetro do aquário?
Quando a NR 18 entra em vigor?
Qual a melhor caseira para tirar o laranja do cabelo?