Para medir tensões nos terminais de um transistor ligado a um circuito, precisamos apenas de um multímetro. Com este teste podemos verificar o estado das junções e eventualmente determinar se algum componente de polarização ou acoplamento da etapa t6ransistorizada apresenta problemas.
As correntes que circulam no interior do componente são provenientes das fontes de alimentação e o transistor apenas controla sua quantidade. e emissor (VCE). A figura a seguir mostra a malha de coletor com os valores de tensão em cada elemento.
Você também pode testar um transistor em um circuito com uma fonte de alimentação de 6 volts e duas lâmpadas pequenas. Ou você conecta o multímetro entre o emissor e o coletor e diminui o espaço entre o coletor e a base.
Eletricidade corre entre os tais terminais dos transistores, cuja distância medimos em nanômetros.
Uma das correntes de fuga é conhecida como ICBO que é a corrente da junção base-coletor polarizada inversamente e com o emissor aberto. ... A outra é a corrente entre coletor-emissor com a base aberta designada por ICEO. Veja fig.
onde ICBO é a corrente que flui do coletor para a base quando emissor está aberto ("Open"), isto é, quando IE=0. ... Note que, em um transistor real, quando IB=0 e IC=IE=ICEO, a junção base-emissor não está mais diretamente polarizada e assim o transistor já não se encontra na região linear.