Chá de boldo e losna O chá de boldo e losna é um ótimo remédio caseiro para barriga d'água causada por vermes porque estas plantas medicinais têm ação vermífuga e podem complementar o tratamento indicado pelo médico.
A barriga d'água em cachorro, na verdade, possui outro nome quando falamos em termos médicos: ascite. Essa condição, um tanto comum nos peludos, se caracteriza pelo acúmulo de líquido no abdômen.
Sinais do cachorro com barriga d'água:
O que fazer quando o cachorro está com a barriga dura? Leve o cão ao médico veterinário imediatamente. Ele será responsável por descobrir o que há de errado e o que fazer. Há casos em que a barriga dura e inchada pode ser evitada com medicações, enquanto condições mais graves necessitam de cirurgias urgentes.
A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.
É uma doença parasitária provocada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode atingir o homem quando ele entra em contato com água doce, onde existam caramujos do gênero Biomphalaria infectados pelo parasita, os quais são comuns em lagoas e açudes, por exemplo.
A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.
Por isso, se você encontrou seu cachorro com barriga inchada, é normal que esteja preocupado. A Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, explica que esse é um sintoma comum em diferentes doenças. “Problemas cardíacos, verminoses e hipoproteinemia são apenas algumas das causas para a barriga inchada”, afirma.
Sem alimentos para auxiliar no “isolamento acústico”, o ruído produzido pelo movimento dos gases ecoa, produzindo um barulho semelhante a um ronco. Nesses casos, ofereça um alimento a seu amigo, mas vá com calma. Lembre-se de que comer em ritmo muito acelerado também pode prejudicar a digestão, causando desconforto.
O tratamento da barriga d'água em cachorro depende da doença que está causando o extravasamento de líquido para a cavidade abdominal, portanto, não é possível tratar apenas com remédios caseiros, já que é necessário que um médico veterinário avalie o animal, e por meio de exames obtenha o diagnóstico para o tratamento correto.
A primeira coisa a se fazer quando perceber o cachorro com dor de barriga é identificar a região exata em que o animal sente o desconforto e quais outros sintomas estão associados. Isso porque a região abdominal compreende uma série de órgãos do sistema digestório, urinário e reprodutor, além do baço, fígado, rins e pâncreas.
Algumas medidas caseiras podem auxiliar o tratamento como incentivar o cachorro a beber mais água por meio do uso de uma fonte ou alterações na alimentação do cachorro, como trocar a ração, ou trocar a alimentação seca do animal por uma alimentação úmida, todavia, antes de mais nada, converse com seu veterinário a respeito.
O PeritoAnimal preparou algumas dicas sobre remédios caseiros para cachorros com barriga inchada, porém a ascite é um sintoma e não uma doença em si, portanto, é necessário levar seu cachorro ao médico veterinário para descobrir o que está causando isso.
Como funciona o pagamento da licença-maternidade?
Quais os sintomas quando o bebê está nascendo dente?
É ou não admissível a concessão de liberdade provisória nos crimes inafiançáveis?
Quais as marcas de lentes Transitions?
Como se cura uma panela de pedra?
Como motivar uma equipe de alta performance?
Quantos tipos de infecção urinária existe?
Como saber se a licença e FPP ou UME?
Quando a energia elétrica fica fraca?
Tem direito à Licença-maternidade em caso de natimorto?
Como saber se uma lâmpada econômica?
Como está a economia do Brasil 2020?
Como saber se a pessoa leu a mensagem no Hangout?
O que diz a BNCC sobre o ensino de Geografia?
Como ficou a insalubridade com a reforma trabalhista?
Como ligar para o Corpo de Bombeiros?
Como funciona a jornada de trabalho reduzida?