É ou não admissível a concessão de liberdade provisória nos crimes inafiançáveis?

Pergunta de Bernardo Silva em 22-09-2022
(32 votos)


É ou não admissível a concessão de liberdade provisória nos crimes inafiançáveis?

5º XLIII da Constituição Federal apenas veda a liberdade provisória com fiança por se tratarem de delitos inafiançáveis, fato este que não impede a concessão da liberdade provisória sem fiança, conforme demonstra a Lei 11.464/2007 em seu artigo 1º.

É possível conceder a liberdade provisória sem fiança a um crime inafiançável?

De acordo com os ensinamentos de Lopes Jr. (2013. p, 183), não existe prisão cautelar obrigatória, de modo que, mesmo sendo o crime hediondo ou qualquer outro inafiançável, poderá o juiz conceder liberdade provisória sem fiança.

Quando não cabe liberdade provisória?

Portanto, não terão direito à liberdade provisória o indiciado reincidente, ou que tenha sido autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e por fim aquele que seja membro de organização criminosa ou de milícia.



É correto afirmar que a suposta prática de crime considerado inafiançável pela Constituição da República inviabiliza a concessão de liberdade provisória?

Assim, no meu modesto entendimento, não é correto dizer que para os crimes inafiançáveis haverá a concessão de liberdade provisória cumulada com medidas cautelares, pois, “de uma forma ou de outra, com a cumulação ou não”, a liberdade provisória, antes de qualquer coisa, é com ou sem fiança, além do fato de que a ...

É vedada a concessão de liberdade provisória a autor de crime inafiançável?

5° XLIII da Constituição Federal apenas veda a liberdade provisória com fiança por se tratarem de delitos inafiançáveis, fato este que não impede a concessão da liberdade provisória sem fiança, conforme demonstra a Lei 11.464/2007 em seu artigo 1º.

Qual o crime não tem fiança?

Aqueles que não admitem pagamento de fiança para soltura do preso. São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.



O que fazer quando o juiz não concede a liberdade provisória?

310. Quando o juiz verificar pelo auto de prisão em flagrante que o agente praticou o fato, nas condições ao art. 19, I, II e III, do Código Penal, poderá, depois de ouvir o Ministério Público, conceder ao réu liberdade provisória, mediante termo de comparecimento a todos os atos do processo, sob pena de revogação.

Quando é cabível a liberdade provisória com fiança?

Mas quais são os casos de liberdade provisória com fiança? A princípio todos os crimes que forem apenados com detenção, independentemente do tamanho da pena, ou com prisão simples, admitem fiança. Também, admitem fiança todos os crimes cuja pena mínima cominada for de reclusão, desde que seja menor que 2 anos.

Quais crimes não cabem liberdade provisória?

São taxativas as hipóteses onde NÃO caberá fiança. Vamos lá: crime de racismo (lei 7.716/89); crime de tortura (lei 9.455/97); tráfico ilícito de entorpecentes (lei 11.343/06); terrorismo (lei 9.455/97); crimes hediondos (lei 8.072/90); crime organizado (lei 9.034/95).



Quais os requisitos para concessão da liberdade provisória?

Para se conseguir a liberdade provisória, tem-se que provar que o acusado não oferece nenhum risco à sociedade, tampouco irá ocultar provas do processo ou fugir. O juiz deverá deferir a liberdade provisória para quem não preencher os requisitos da prisão preventiva.

Por que a liberdade provisória pode ser concedida sem fiança?

A liberdade provisória pode ser concedida com ou sem fiança, portanto observa-se que a concessão do instituto não está vinculada à inafiançabilidade do delito, desde que respeitados os requisitos da benesse.

Qual a concessão da liberdade provisória?

A concessão da liberdade provisória nos crimes hediondos pela jurisprudência. Considerações finais. A concessão do instituto da Liberdade Provisória, apesar de já pacificado na jurisprudência é assunto ainda debatido na doutrina, pois a alteração do Código de Processo Penal através da Lei 11.464/07 ainda gera divergência.

Por que deve ser colocado em liberdade?

E, caso não estejam presentes os requisitos da preventiva, deverá ser colocado em liberdade, independentemente de fiança, mediante o compromisso de comparecimento a todos os atos do processo, sob pena de revogação do benefício.



Outras questões

O que perguntar para um casal?

Qual é o símbolo do cálcio na tabela periódica?

Qual o valor de uma cirurgia de ceratocone?

O que é um décimo de segundo?

É necessário chamar advogado de doutor?

Quais os sintomas mais graves da menopausa?

Como fazer o cedilha no teclado do notebook?

Qual a principal respiração dos anfíbios?

Como pagar o despacho Postal dos Correios?

O que é infinitivo gerúndio e particípio exemplos?

Quem é Vesemir The Witcher?

Quanto tempo o anticoagulante fica no organismo?

O que aconteceu com Yennefer?

Qual produto impermeabilizar gesso?

O que comer antes de dormir para quem quer ganhar massa magra?

Porque JungKook tem uma cicatriz no rosto?

Como mudar a qualidade do cabelo?

Qual o fundamento legal da vulnerabilidade no CDC?

Como fazer reels acelerado?

Quais são os tipos de tolerância?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com