Quando a membrana amniótica se rompe sem que a mulher esteja em trabalho de parto, o fenômeno é conhecido como bolsa rota e pode ser facilmente percebido pela gestante, pois uma grande quantidade de líquido amniótico irá escorrer.
Entre as causas da bolsa se romper antes da hora estão as infecções bacterianas que podem atingir a vagina e acometer o útero durante a gestação e os choques mecânicos. O consumo de álcool, tabaco e drogas também podem ocasionar a situação.
O rompimento da bolsa pode acontecer de forma lenta e aos poucos ou então de forma brusca, perdendo todo o líquido de uma vez.
Ele é transparente, como água de coco, e geralmente tem um pouco do vérnix do bebê (aquela camada branca de gordura que recobre o corpinho). Em alguns casos, a bolsa estoura mais pra cima e faz com que a mulher tenha pequenas perdas de líquido amniótico, podendo gerar dúvida quanto ao rompimento ou não.
Então, mesmo que as contrações tenham acontecido, mesmo que a bolsa tenha estourado, pode ser que não haja dilatação suficiente para que o bebê nasça. Passadas algumas horas, se o parto não ocorrer voluntariamente, talvez seja necessário recorrer à indução.
Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu.
A falta de quantidade suficiente de líquido amniótico pode comprometer a formação dos pulmões do feto, o que pode prejudicar a função respiratória e ocasionar até a morte.
Muitas mulheres têm medo de que a bolsa rompa em público, mas isso não é comum. O normal é que ocorra já com a gestante na maternidade, em pleno trabalho de parto. Quando acontece a rotura, o líquido flui pelo canal do colo uterino e se exterioriza pela vagina.
“Para evitar o rompimento precoce da bolsa, é essencial fazer um bom pré-natal e evitar infecções vaginais ao máximo, pois muitas vezes elas são as causas dessa ruptura.
A hora de ir para o hospital após o rompimento da bolsa depende muito de vários fatores. Se você já está com 37 semanas ou mais de gestação, provavelmente entrará em trabalho de parto, normalmente. Se você tem menos que 37 semanas de gestação, procure um hospital imediatamente.
Olhe para o relógio e anote o horário que você acha que a sua bolsa rompeu (muito importante, pois é necessário iniciar o antibiótico depois de 24 horas do processo). Depois, vá ao banheiro e cheque: NÃO PARE AGORA...
Isso acontece devido à ação de enzimas proteolíticas que fazem com que as membranas percam colágeno, criando assim pontos fracos na bolsa perto do colo do útero. Com a ajuda da pressão que a cabeça do bebê realiza, ocorre um processo inflamatório que leva à ruptura da bolsa.
Qual o gás mais poluente do mundo?
Qual a cidade brasileira que mais se destacam no estilo barroco?
O que acontece depois da microfisioterapia?
Como melhorar o sabor da água?
Qual a diferença entre software livre e software comercial?
Será que todo número natural tem sucessor e antecessor discuta com um colega sobre isso?
Porque o idoso deixa de andar?
Quais são os tradutores da Bíblia?
Quais marcas patrocinam o BTS?
Como liberar limite no Santander?
O que significa encaminhada com frequência?
Qual é a importância da qualidade dos alimentos?
O que é consciência crítica e consciência ingênua?
O que é a tecnologia FreeSync?
Quais atividades turísticas podem ser praticadas em Capão da Canoa?