Apojadura ou apojo é o processo natural de iniciar a produção de leite materno após o parto. Normalmente demora até cinco dias, dependendo da quantidade de estimulação que a mama recebe. Amamentar com frequência e com boa técnica acelera esse processo. Popularmente conhecido como "descida do leite".
“Geralmente, a apojadura acontece até cinco dias após o parto – o que pode variar em função da quantidade de estímulo que a mama recebeu. A mãe que amamenta em livre demanda tende a acelerar a descida do leite, isto é, a apojadura acontece logo e é rápida”, apontou Maíra Domingues.
O peito está duro e cheio – e agora?
Faça massagem circular, principalmente na região aureolar, e estenda para o restante da mama;
Em seguida, faça a ordenha manual para expelir o leite que estava ali ingurgitado;
Faça shake da mama antes das mamadas;
Tome banho com água de morna a fria e compressa fria;
Reflexo da “descida” do leite (ejeção)
Pode ser que você tenha um pouco de dor nos seios quando eles estiverem se enchendo antes de uma próxima mamada. O reflexo da descida, também conhecido como reflexo da ejeção do leite, é provocado pela ação do hormônio ocitocina.
O colostro tem aspecto espesso e coloração amarela ou transparente (semelhante à água de coco). O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe.
26 curiosidades que você vai gostar
Massagear os seios
No final da gestação, a mulher também pode fazer massagens suaves no seio para fortalecer o bico e estimular aos poucos a descida do leite. Para isso, a mulher deve segurar o seio colocando uma mão de cada lado e fazer uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha.
- Amamentar muitas vezes ao dia: quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. - Fazer massagem na mama; - Fazer compressas mornas; - Repousar sempre que possível.
“Caso as mamas estejam muito cheias, a mãe pode realizar massagens com a mão espalmada em movimentos circulares, iniciando ao redor do mamilo e depois em direção à raiz da mama (próximo ao tórax), realizando em seguida uma pequena ordenha da aréola para que esta fique bem macia, o que facilita a pega para o bebê”, ...
Quando ocorre a "descida" do leite, entre o 2º e o 3º dia, as mamas podem ficar tensas, quentes e dolorosas. Pode surgir febre (38º) durante 24 horas.
Normalmente a dor diminui ao fim de alguns dias, à medida que o seu corpo se habitua à amamentação e que a sucção do seu bebé se torna mais eficiente. Consulte um profissional de saúde, um consultor em aleitamento ou um especialista em amamentação se a dor durante a amamentação não diminuir ao fim de alguns dias.
No entanto, caso não seja possível dar de mamar por causa da dor, existem outros tratamento caseiros que podem ser feitos primeiro:
Colocar compressas mornas sobre as mamas. ...
Fazer massagens circulares na mama. ...
Usar bombinhas para tirar o leite. ...
Aplicar compressas frias após a mamada.
A especialista em amamentação Simone de Carvalho explica que, em caso de parto normal, o leite tende a demorar de 48h a 72 horas para descer. No caso de cesárea, principalmente, eletiva (agendada) tende a demorar um pouco mais.
Use compressas mornas ou bolsas de gelo (o que for melhor) e massageie suavemente (3). Medicação. Para a maioria das pessoas, tomar medicação para dor que pode ser comprada facilmente em farmácias, como ibuprofeno ou paracetamol, é seguro e é uma medida sensata para tentar aliviar a dor nos seios.
Mamãe Home – Quando a descida do leite ultrapassa os três primeiros dias após o parto, ou seja se após três dias do nascimento do seu bebê ela ainda não aconteceu, essa descida é considerada tardia e recebe o nome de apojadura tardia.
Normalmente, o leite é produzido na mãe entre 30 e 72 horas após o parto, independentemente de ter sido natural, induzido ou cesárea. Isso é um processo fisiológico que começa depois da expulsão da placenta do corpo. A progesterona baixa e começam a subir os níveis de prolactina, o hormônio que produz o leite materno.
Mas a partir do terceiro mês a produção de leite se estabiliza e não se acumula mais”. ... O colostro possui uma aparência mais aguada e é produzido no pós-parto antes da descida do leite, que pode acontecer até 72 horas depois do nascimento do bebê.
Pode ser normal ter um pouco de febre, menos de 38ºC e também é normal que, enquanto dure a subida do leite, você tenha os peitos mais moles após as mamadas, mas aos poucos voltam a estar duros. 2. Doença comum: Um resfriado, uma gripe, ou qualquer processo infeccioso que em qualquer condição possa originar febre.
Um dos sinais de que o leite está descendo é quando os seios ficam mais cheios e firmes. Esse inchaço não é provocado apenas pela maior quantidade de leite, mas também pelo maior fluxo de sangue e líquido linfático no tecido mamário.
Se você tiver resfriado, gripe, febre, diarreia, vômitos ou mastite, continue a amamentar normalmente. Seu bebê não vai contrair a doença através do leite materno. Na verdade, o leite contém anticorpos que reduzem o risco de o bebê contrair o mesmo microrganismo.
As massagens são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio.
Veja alimentos que ajudam estimular a produção de leite materno
Iogurte. Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. ...
Arroz integral. ...
Folhas verdes. ...
Cereais integrais. ...
Não existe leite fraco.
Colocar compressas geladas nas mamas, mas enroladas numa fralda ou num guardanapo para não queimar a pele. Isso só deve ser feito depois de retirar uma parte do leite durante o banho. Praticar atividade física intensa porque com o aumento do gasto calórico, o corpo vai ter menos energia para produção do leite.
Syntocinon® é utilizado para promover a secreção do leite materno. A ocitocina pode ser encontrada em pequenas quantidades no leite materno, não se espera que cause efeitos nocivos, uma vez que é rapidamente inativado pelo sistema digestivo do seu bebê.
Dentre as possíveis causas para a dor no bico dos seios estão: gravidez, período pré e pós-menstrual, pré-menopausa, uso regular de contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal, uso de antidepressivos, seios muito grandes, irritação local pelo uso de sabonetes e detergentes, amamentação e infecções, como micoses ...
A presença de mamilos doloridos ou doendo é relativamente comum e pode surgir em vários momentos da vida, tanto em homens como em mulheres.
Quem toma anticoncepcional pode tomar antibiótico?
Como tomar azitromicina para pele?
Para que serve prednisona 20mg comprimido?
Pode tomar azitromicina para sinusite?
Como saber se tenho cervicite?
Qual o exame para detectar DIP?
Como tomar açafrão para dores?
Quantas vezes ao dia posso tomar cúrcuma?
Quantas vezes por ano posso tomar Annita?
Quantas vezes tomar o carvedilol?
Como funciona uma estamparia de camisetas?
Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança conjunta?
Como funciona uma cabine de fluxo laminar?
O que é uma estufa e como ela funciona?
O que é degelo em uma geladeira?
Para que serve uma incubadora de CO2?