Para garantir que a comunicação interna atinja todas as pessoas, é preciso tomar alguns cuidados:
Quando pessoas de idades distintas atuam juntas, elas podem aprender novas e interessantes formas de obter grandes resultados – juntas. É claro que o grau de troca de experiências depende bastante do tipo de empresa, da vontade dos colaboradores e do quão propício o ambiente de trabalho é ao aprendizado mútuo.
As diferentes gerações se comportam de modo desigual no trabalho, tendo características próprias de seu tempo. Muitas vezes, isso pode gerar conflitos e muitos problemas de comunicação dentro da empresa, dificultando, assim, o relacionamento no ambiente corporativo. ... Cada geração tem características próprias.
Certamente, todas essas dúvidas estão presentes dentro das empresas que dispõem de uma mistura de gerações entre os seus colaboradores. Por mais que pareça difícil, é possível sim conviver com todas elas, além de estimular a boa convivência entre cada uma.
Em primeiro lugar, as lideranças da empresa precisam ser capacitadas. É preciso entender o que move cada gestor, além de saber as motivações de suas equipes para que todos possam alcançar um objetivo comum. A segunda dica é evitar estereótipos e julgamentos precipitados em relação a uma determinada geração.
Assim, para lidar com conflito de gerações no ambiente de trabalho, é preciso criar a empatia entre elas e trabalhar tanto as competências técnicas quanto comportamentais dos profissionais. Em relação às competências técnicas, é preciso ficar atento para nivelá-las por meio de treinamento, se preciso for.
Como lidar com o conflito de gerações
Especialistas consultados por EXAME.com citam aspectos que aumentam as chances de um final feliz na relação entre as quatro gerações:
Como lidar com o conflito de gerações
Quais são os principais desafios da gestão ao lidar com o conflito de gerações no mercado de trabalho? Nesse cenário, a gestão da empresa, em parceria com o setor de Recursos Humanos, tem o desafio de compreender as necessidades de cada grupo de gerações com o objetivo de evitar conflitos entre eles, elevar a produtividade e ainda reter talentos.
Diante dessa realidade, saber lidar e tirar proveito do que vem sendo chamado de conflito de gerações no ambiente de trabalho é uma das tarefas de um bom líder, já que essa nova realidade tende a permanecer daqui para frente devido a diversos fatores, como veremos a seguir.
Como engajar as novas gerações no mercado de trabalho? A nova geração de trabalhadores possui expectativas com relação às empresas que desejam trabalhar e, por isso, são mais exigentes ao escolher uma organização, se comparados às gerações anteriores. Eles são leais, comprometidos e gostam de desafios.
São funcionários assíduos e apreciam estabilidade, por isso, passam muitos anos nas empresas e, na maioria das vezes, no mesmo cargo. Nascidos entre 19, aproximadamente, as pessoas que fazem parte da Geração X foram os primeiros a pensar que “a empresa não é tudo”. Para eles, as hierarquias são menos rígidas, mas ainda importam.
É seguro fazer Botox no rosto?
O que precisa para fazer cartão de crédito BRB?
O que é decúbito e quais os tipos?
Quais animais têm mais de um estômago?
Qual melhor app de navegação para Uber?
É obrigatório comunicar à venda do veículo?
Como pegar contracheque do Exército?
Como é feito o diagnóstico da distrofia muscular de Duchenne?
Onde posso usar minha arma registrada?
Quais os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia no Brasil?
Quanto custava um quilo de carne em 2004?
Qual é o formato de rosto mais bonito?
Porque os hinduístas consideram o rio Ganges sagrado?
Onde ocorre a digestão dos carboidratos?
Quantos animais OV do BTS tem?