Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.
Na arte renascentista, a escultura e pintura, foram desprendidas da arquitetura. Nas principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula. O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
A Arte no Renascimento. ... Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
A técnica de perspectiva passou de uma observação da natureza a um verdadeiro código de visualidade da representação espacial. Além disso, reforça o ideal humanista ao descrever a realidade em termos matemáticos, ao invés de se manter no nível conceitual teocrático do período antecedente.
24 curiosidades que você vai gostar
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. ... Esse estilo se caracterizou pelos arcos em formato ogival, janelas maiores, paredes altas e interior iluminado. Retratando figuras religiosas, a pintura medieval era usada para ilustrar manuscritos e murais.
Os arquitetos renascentistas mais notáveis foram Leon Battista Alberti, Filippo Brunelleschi, Donato Bramante, Andrea Palladio e Michelangelo Buonarotti. Alberti (1404-72) escritor, pintor, escultor e arquiteto, foi o maior teórico da Renascença e deixou tratados de pintura, escultura e arquitetura.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
A pintura renascentista
De um modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.
Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos.
A pintura Renascentista do século XV apresenta uma série de elementos e técnicas, procedentes e aprimoradas do início do século. Os artistas nesse contexto substituem a têmpera e o fresco pela pintura a óleo; utilizam novos suportes como a tela e desenvolvem rigorosamente e cientificamente a técnica da perspectiva.
A Pintura Renascentista é cedo marcada pela idealização da figura humana sob os traços clássicos e pela grande inovação que é a perspectiva linear revoluciona a representação visual, que dá os primeiros passos com o arquitecto Brunelleschi e é largamente impulsionada pelos trabalhos do arquitecto Leon Battista Alberti ...
A arte medieval foi essencialmente religiosa, enquanto a arte renascentista já demostra a introdução de novos temas relacionados com o homem. Todavia, a arte renascentista ainda incluía temas religiosos.
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.
Características do Impressionismo
registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos; figuras sem contornos nítidos; sombras luminosas e coloridas; misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Pintura é a técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe matizes, tons e texturas. ... Essa arte diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, já que o mesmo utiliza-se principalmente de materiais secos.
A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.
As principais características da arte contemporânea são: Abandono dos padrões habituais; Fusão de arte e vida; ... Liberdade e efemeridade artística.
As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.
Movimento artístico e movimento cultural
Enquanto na cultura medieval, a existência de uma entidade superior - Deus - explicava tudo e justificava a organização da sociedade, os expoentes do renascimento defendiam que a razão era quem deveria governar os homens.
Importante período cultural da História europeia, o Renascimento retomou as influências da Antiguidade para se contrapor à produção cultural da Idade Média. ... A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas.
Uso de luz e sombra: Surgem duas técnicas diferentes de brincar com a luz e a sombra na pintura: o chiaroscouro e o sfumato. Essas duas técnicas são parecidas e, por isso, fáceis de se confundir: - Chiaroscouro é o contraste entre claro e escuro sem uso de linhas de contorno.
As características marcantes do Renascimento Cultural foram: antropocentrismo, naturalismo, racionalismo, empirismo, individualismo, entre outras.
Qual idade para entrar no Carmelo?
Qual é a verdadeira individualidade do Midoriya?
Quem é o responsável pelo correto acondicionamento do produto?
Quem são os 4 mecenas do Galo?
É possível identificar o autor original de uma mensagem encaminhada no WhatsApp?
Quando será necessária a expedição da carta de adjudicação?
É proibido beijar em público no Brasil?
Como encontrar a chave privada do certificado digital A1?
Quanto tempo leva para se colar o osso da tíbia?
Pode-se jogar papel higiênico na privada?
Quanto tempo dura o whey da Growth?
O que a Bíblia diz sobre a idolatria?
Como conservar o pão integral caseiro?
Como é construído um gráfico de barras?
Quanto pesa uma prótese de silicone de 375 ml?
Qual o motivo de jogar arroz nos noivos?