Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.
As isoenzimas CYP1A2, CYP2B6, CYP2C19, CYP2D6, CYP2E1 e CYP3A4, entre as enzimas que integram o CYP450, são as que parecem contribuir com maior frequência no metabolismo da maioria dos medicamentos.
14 Quando um fármaco inibe enzimas microssomais pode causar, EXCETO: Elevação na concentração do fármaco à faixa tóxica. Aumento da absorção de outras substâncias. Diminuição do metabolismo de outras substâncias.
A indução enzimática: Aumenta a depuração hepática da droga; Diminui a meia-vida sérica da droga; Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.
Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...
Estas proteínas são CYP1A2, CYP2C9, CYP2D6, CYP3A4, e CYP3A5. The a maioria de importante são CYP3A4 e CYP2D6. A variabilidade genética dentro destas enzimas influencia extremamente a taxa em que as drogas são divididas.
O citocromo P450 é um grupo de enzimas que atua no metabolismo da maioria dos medicamentos. As interações medicamentosas envolvendo os P450 podem ser de dois tipos: indução ou inibição enzimática. ... O não competitivo o inibidor se fixa a um sítio enzimático distinto do substrato.
O principal sistema enzimático envolvido no metabolismo de fármacos é sistema das enzimas microssomais hepáticas, que compreende o citocromo P450 e uma flavoproteína, NADPH-citocromo-C redutase, que associada a lipídeos, formam o sistema de oxidades de função mista, conhecido como MFO.
Exemplos de fármacos indutores enzimáticos: Rifampicina, carbamazepina, fenobarbital, etanol em baixas quantidades. Alguns fármacos podem inibir a atividade e enzimas microssomais, o que ocasiona em uma diminuição do metabolismo de fármacos metabolizados pelas enzimas presentes numa isoforma específica do citocromo P450.
Esse aumento do metabolismo ocasiona na diminuição da ação de fármacos administrados concomitantemente ao indutor. É diminuída, assim, a biodisponibilidade, meia-vida e eficácia do fármaco. Exemplos de fármacos indutores enzimáticos: Rifampicina, carbamazepina, fenobarbital, etanol em baixas quantidades.
A utilização de animais para a predição de indução enzimática de fármacos pode ser considerada de pouca relevância em alguns casos. O mesmo exemplo citado acima, fenobarbital, induz a predominantemente a CYP2B em ratos, enquanto que em humanos a família induzida é a CYP3A.
Os sistemas enzimáticos envolvidos com as reações de funcionalização de fármacos estão localizados principalmente retículo endoplasmático, enquanto os sistemas enzimáticos envolvidos com o processo de conjugação de fármacos são predominantemente citosólicos.
Tem vírgula depois de visto que?
Quais grupos faziam parte do Terceiro Estado?
Como ordenar colunas gráfico Excel?
Como o transistor FET controla o fluxo de corrente *?
Como selecionar sempre a última célula preenchida no Excel?
Onde se utiliza o esquadro magnético?
Como selecionar tabela toda do Excel?
Qual o papel de transplantes fecais na medicina?
O que acontece se o transtorno bipolar não for tratado?
Como é dividido o nosso sistema nervoso central?
Como foi a atuação do Tribunal do Santo Ofício nas Américas?
Quais as estruturas comuns na formação dos sistemas respiratório e digestório?