Anestesia inalatória é a técnica de introdução de um agente anestésico por via respiratória através de vaporização. Após a absorção pelo pulmão, o agente alcança a corrente sanguínea e chega até o sistema nervoso central, local em que produz o efeito desejado.
1. Anestesia inalatória. Esta anestesia é feita pela inalação de gases que contêm medicamentos anestésicos, e, por isso, demora alguns minutos para fazer efeito, porque a medicação precisa passar primeiro pelos pulmões até chegar na corrente sanguínea e, em seguida, ao cérebro.
Na anestesia inalatória, uma vez que o animal é entubado, ele inala somente o gás; já na anestesia injetável, uma vez que o anestésico é introduzido na veia do cão ou gato – e se ele apresentar alguma reação alérgica ou até mesmo uma parada cardiorrespiratória – não existe mais a possibilidade de tirar do organismo ...
A anestesia inalatória garante maior segurança em relação a anestesia injetável, menor risco de morte, melhor alteração do plano anestésico, pois aprofunda e recupera rapidamente, recuperação com menor risco de alucinação, permite ventilação mecânica além de diversas outras vantagens que fazem com que seja considerado ...
Embora seja conhecida como um dos tipos de anestesias mais indicadas, em alguns casos a anestesia inalatória pode até aumentar o risco de morte do paciente. Como existem diversos tipos de medicações anestésicas e pré-anestésicas, quem vai avaliar da melhor forma qual é a mais indicada será o anestesista veterinário.
26 curiosidades que você vai gostar
Apesar de ser uma anestesia cada vez mais segura, graças à evolução da técnica e dos medicamentos utilizados, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como enjoo, vômito, dor de cabeça e alergia ao medicamento anestésico.
Os anestésicos inalatórios produzem uma depres- são da função renal durante anestesia, demonstrada pela velocidade da filtração glomerular, fluxo plasmático renal e débito urinário diminuidos. Levam a modificações da auto-regulação da circulação renal.
Vantagens e Desvantagens
Com os altos preços dos aparelhos de anestesia inalatória, que podem variar de R$3.000 até mais de R$50.000, e a necessidade de contratação de um profissional qualificado, muitas clínicas apresentam grande relutância em se adaptar ao uso dos anestésicos voláteis.
Por isso, ao passar por procedimentos anestésicos, o animal deve permanecer em observação. Se em 24 horas o animal continuar apático e instável, será necessário retornar ao médico veterinário para análise.
Como foi feito o traje do Homem-aranha?
Como é feito o teste do cotonete na gravidez?
Como funciona o Fluxometro de oxigênio?
Como conseguir vaga em asilo público?
Como funciona o termostato em um ferro elétrico?
Qual a diferença do chá SB original e o MDTea?
O que significa conector Jack?
Como funciona teste de ancestralidade?
O que faz um chuveiro ser bom?
Qual o trabalho de um conselheiro tutelar?
Como é feito o controle da quantidade de cavacos que enviamos aos digestores?
O que é o trancamento de disciplina?
Qual a diferença entre compressor de pistão de simples e de duplo efeito?
Quais são as formalidades legais do autônomo?