Alfa-fetoproteína (AFP): níveis elevados desta proteína podem indicar a presença de um tumor de células germinativas em homens. Beta gonadotrofina coriônica humana (b-HCG): níveis aumentados dessa proteína podem indicar a presença de vários tipos de câncer, incluindo o câncer testicular.
A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína solicitada quando há a necessidade de investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado. Quando existem alterações malignas, o valor é superior a 1000 ng/ml.
Alfa-fetoproteína (normal < 10ng/ml): é uma proteína do sangue que pode estar aumentada em caso de cirrose e de câncer no fígado, como o hepatocarcinoma. Tumores menores que dois centímetros raramente aumentam a alfa-fetoproteína do sangue.
A alfa-fetoproteína tem valores normais de até 8,1 ng/ml. Aumentos de alfa-fetoproteína em pacientes com tumores de células germinativas de testículo denotam a presença de componente não-seminomatoso, assim como presença de tumores não-disgerminomatosos em pacientes com tumores de células germinativas de ovário.
O diagnóstico se faz pelo exame de ultrassonografia da bolsa escrotal e pela dosagem de marcadores tumorais no sangue. O autoexame dos testículos é um hábito importante para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
18 curiosidades que você vai gostar
Não existe ainda a causa definida para o câncer de testículo, mas sabe-se que alguns fatores de risco podem estar associados ao aparecimento da doença. O mais comum é a criptorquidia, isto é, a permanência do testículo fora da bolsa escrotal depois do nascimento.
O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.
As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.
Anormalidades fetais que alteram a deglutição e digestão da AFP também têm sido associadas à níveis elevados no líquido amniótico, como por exemplo, atresia esofágica, duodenal ou intestinal2,4.
Não tem internet no meu bairro?
O que fica em cima do esôfago?
O que fazer à noite no Pelourinho?
Qual a diferença de internato e externato?
Como saber as notas de uma música?
Quanto custa a assinatura do Claro Música?
Como devo tomar a vitamina Damater?
Como se cadastrar no Boti recicla?
Como pagar com cartão virtual Bradesco?
Como identificar onde o texto foi publicado?
Como funciona Os itens míticos do LoL?
Onde pegar o cartão da Caixa poupança?
Qual melhor Fies ProUni ou Sisu?