Lógica tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido. No segundo sentido, a lógica é discutida principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática e ciência da computação.
O que é Lógica:
Lógica é um substantivo feminino com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:Dedução corresponde a determinar a conclusão. ... Indução é determinar a regra.
28 curiosidades que você vai gostar
É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categoriasSubstância;Quantidade;Qualidade;Relação;Lugar;Tempo;Posição;Posse;
Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal. Os Diálogos de Platão são bons exemplos de lógica informal. Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal.
( ) lei da identidade (A=A), lei da razão suficiente: tudo o que existe tem a sua razão de ser, e a lei de bivalência, segundo a qual para toda proposição, ela ou a sua negação precisa ser verdadeira.
Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. ... A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
A lógica surge como parte da filosofia, estudando o formato do pensamento. Ela analisa o modo como relacionamos as informações e se concluímos de forma correta. Ela serve como ferramenta para pensar a verdade.
A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.
Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.
Significado de Lógica
substantivo feminino Modo de raciocinar coerente que expressa uma relação de causa e consequência; raciocínio, método: falta lógica nesta obra. [Figurado] Maneira particular de raciocinar: a lógica dos sentimentos. [Por Extensão] Maneira coerente através da qual os fatos ou situações se encadeiam.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.
A lógica aristotélica, também chamada de lógica clássica, sustenta-se com base em princípios racionais e nos silogismos. A lógica determina a organização e a validade do pensamento e dos enunciados linguísticos.
Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição. ... “A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores.
Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
Textos opinativos em jornais e revistas oferecem exemplos de textos ilustrativos de lógica informal, geralmente porque tais textos são curtos e freqüentemente falaciosos. ... Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais.
O raciocínio informal é expresso por meio da linguagem, particularmente, a argumentação. A argumentação é um processo discursivo em que são construídos argumentos para defesa de uma opinião. A opinião não é argumento, mas apenas uma declaração a respeito da impressão que uma pessoa possui a respeito de um tema.
Atitude reflexiva, crítica ou especulativa, de elaboração de tais concepções.
Alguns exemplos de lógicas não-clássicas alternativas são: as lógicas não reflexivas (que não admitem o princípio da identidade), as lógicas intuicionistas (que por exemplo negam o teorema p ∨ ¬p da lógica clássica), as lógicas multivaloradas (também denominadas lógicas paracompletas quando negam o princípio do ...
Desenvolver o raciocínio lógico garante melhores desempenhos e fortalece saúde mental. ... Atividades que estimulam o raciocínio lógico provocam aumento do fluxo sanguíneo e de correntes elétricas no cérebro, além de incentivarem a produção de neurotransmissores.
A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. ... Ela busca identificar o que faz o silogismo ser verdadeiro. O silogismo é composto por três proposições: premissa maior, menor e a conclusão.
Como aumentar a temperatura da máquina de café TRES Corações?
Quais são as principais características do federalismo?
Como funciona o freio a tambor da moto?
Como que escreve atravessando?
Como funciona exercício de opções?
Como se escreve a palavra Atendê-los?
Como funciona filtro passa baixa?
Quais são as palavras anônima?
Como é colocado os fios de PDO?
Como funciona o esporte universitário nos EUA?
Como se escreve a palavra ansiosa?
Como funciona um fusível térmico?
Como tirar o ressecamento do cabelo loiro?
Como se escreve os nomes dos animais em inglês?
Como hidratar cabelo curto sem deixar oleoso?