Como Freud tratava a histeria?

Pergunta de Andreia Jéssica Amaral Lima Barros em 27-05-2022
(44 votos)

Roudinesco e Plon (1998, p. 340) escrevem que foi nos Estudos sobre a histeria, que Freud propôs "os grandes conceitos de uma nova apreensão do inconsciente: o recalcamento, a ab-reação, a defesa, a resistência e, por fim, a conversão".

Como Freud tratou a histeria?

Criando um novo método de tratamento, baseado na evocação de idéias que propiciava a emergência desses conflitos, Freud aliviou os sintomas de histeria de uma mulher de 21 anos, Bertha Pappenheim, que ele chamou de Anna O. em seus relatos, fazendo-a reviver experiências desagradáveis, por meio da hipnose.


Como se tratava a histeria?

Posteriormente, a histeria ficaria conhecida por “sufocação da mãe”, uma expressão pejorativa na qual “mãe” é metonímia de “útero”. Para tratar as enfermas, recorria-se, sem grande expectativa, a fumigações uterinas e compressas abdominais.

Como era tratada a histeria antes da Psicanálise?

O tratamento prescrito na época era a inalação de vapores que emanavam de produtos excêntricos e atividades físicas que teriam como função recolocar o útero no seu lugar certo. Curiosamente, indicava-se preventivamente a prática de atos sexuais.

Qual é o mecanismo de defesa específico da histeria?

O símbolo que a histeria cria é especial, uma vez que não tem uma relação exata com a causa original. Ocorre o isolamento (esquecimento) da causa original que gerou o desprazer, o que constitui o recalcamento como uma defesa patológica, e, em seu lugar, as ideias excessivamente intensas.

Introdução à psicanálise - Histeria


36 curiosidades que você vai gostar

O que é histeria para a psicologia?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

Qual mecanismo de defesa específico da neurose obsessiva?

Assim, nesta neurose, o conflito entre as instâncias psíquicas tem uma par- cela especialmente grande na formação dos sintomas obsessivos. Além da formação reativa, a neuro- se obsessiva apresenta outros mecanismos de defesa. Nos sintomas obsessivos, encon- tram-se também o deslocamento, o isola- mento e a anulação.

Como era tratada a histeria feminina antigamente?

O procedimento era realizado por médicos dedicados a tratar o maior número possível de pacientes. Maines escreveu que os médicos usavam a masturbação para tratar a histeria em mulheres desde o período romano. Os médicos aliviavam a condição provocando "paroxismos" nas mulheres por meio da masturbação.

Qual a importância da histeria para o surgimento da Psicanálise?

A clínica da histeria configura-se uma das bases principais da Psicanálise. Foi através de sua formação acadêmica na França, com Charcot, e seu trabalho conjunto com Breuer, que Freud vislumbrou os fenômenos da divisão psíquica, que o levaram a descoberta do inconsciente.



Outras questões

Como as empresas devem utilizar o Mix de Marketing?

Como pagar IPVA de anos anteriores?

Como administrar naltrexona?

Como pagar a fatura da Leader pela internet?

Quanto custa para fazer uma limpeza no rosto?

Como emitir guia IPVA 2021 SC?

Como usar o processador para ralar cenoura?

Como comprar um imóvel ganhando pouco?

Como adiantar fatura Sicredi?

O que colocar no Nano mister?

O que fazer após dar baixa no MEI?

Como posso pagar o IPVA pelo Internet banking?

Quantas vezes por dia usar New White?

Como pagar INSS facultativo 2021?

Qual a melhor vara de pesca com molinete?

Como pagar o IPVA no caixa eletrônico da caixa?

O que pode ser usado como mouse pad?

Como recolher o ISS de obra?

Qual o tempo de duração do Cialis?

Tem como parcelar dívida do imposto de renda?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com