O que é servidão perpétua?

Pergunta de Igor Torres em 27-05-2022
(12 votos)

É a servidão perpétua, no sentido de que tem duração indefinida, ou seja, por prazo indeterminado e nunca por termo verto, perdurando enquanto subsistirem os prédios a que se adere. Porém, nada impede que se constitua, por convenção, servidão ad tempus, subordinada a termo determinado ou a condição.

O que é servidão de passagem perpétua?

SERVIDÃO DE PASSAGEM. ... A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. No caso dos autos, a instituição da servidão ocorreu em 1998, anterior a aquisição do terreno pelo Autor, em 2004.


Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Em quais casos se extingue a servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Se o prédio dominante estiver hipotecado, e a servidão se mencionar no título hipotecário, será também preciso, para a cancelar, o consentimento do credor.

Quem é o dono de uma servidão?

A servidão não se presume, pois constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Servidão (Direitos Reais) - Resumo Completo


19 curiosidades que você vai gostar

Quem são os sujeitos da servidão?

Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.

Quem é o serviente e quem é o dominante?

Os prédios envolvidos na servidão são denominados prédio dominante (aquele que tem a servidão a seu favor e prédio serviente (que serve o outro, em detrimento do seu domínio).

O que é resgatar a servidão?

O resgate, ou seja quando o proprietário do imóvel serviente resgatar a servidão (art 1.388, III – CC), efetuando o pagamento ao dono do prédio dominante para liberar-se do ônus.

O que é servidão exemplo?

A servidão deve ser utilizada da forma mais adequada o possível e com civilidade, ou seja, não se pode, por exemplo, a pessoa titular do direito de tirar água do imóvel do vizinho, fazer com que este vizinho fique privado da água do imóvel ou que torne-a imprópria.



Outras questões

Como abrir uma viewport no layout?

Quais os materiais utilizados para intubação?

Como montar um escritório de contabilidade digital?

Como fazer montagem de fotos no celular com música?

Como deixar um apartamento antigo moderno?

Como montar fotos para Instagram?

Como se planta valeriana?

Como estudar para a prova de Geografia?

Como se sair bem na prova da UERJ?

É difícil plantar shimeji?

Como imprimir DUT 2021?

O que irá cair no Enem 2020?

Como baixar boleto da faculdade?

Como fazer anotações diárias?

Como registrar boleto Banco do Brasil?

Como as baleias se comunica?

Quem pode dar aula para alunos de educação especial?

Como imprimir documento de veículo que não está no meu nome?

Como fazer uma planilha para se organizar financeiramente?

Como trabalhar com alunos especiais na Educação Infantil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com