O que é servidão perpétua?

Pergunta de Igor Torres em 27-05-2022
(12 votos)

É a servidão perpétua, no sentido de que tem duração indefinida, ou seja, por prazo indeterminado e nunca por termo verto, perdurando enquanto subsistirem os prédios a que se adere. Porém, nada impede que se constitua, por convenção, servidão ad tempus, subordinada a termo determinado ou a condição.

O que é servidão de passagem perpétua?

SERVIDÃO DE PASSAGEM. ... A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. No caso dos autos, a instituição da servidão ocorreu em 1998, anterior a aquisição do terreno pelo Autor, em 2004.


Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Em quais casos se extingue a servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Se o prédio dominante estiver hipotecado, e a servidão se mencionar no título hipotecário, será também preciso, para a cancelar, o consentimento do credor.

Quem é o dono de uma servidão?

A servidão não se presume, pois constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Servidão (Direitos Reais) - Resumo Completo


19 curiosidades que você vai gostar

Quem são os sujeitos da servidão?

Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.

Quem é o serviente e quem é o dominante?

Os prédios envolvidos na servidão são denominados prédio dominante (aquele que tem a servidão a seu favor e prédio serviente (que serve o outro, em detrimento do seu domínio).

O que é resgatar a servidão?

O resgate, ou seja quando o proprietário do imóvel serviente resgatar a servidão (art 1.388, III – CC), efetuando o pagamento ao dono do prédio dominante para liberar-se do ônus.

O que é servidão exemplo?

A servidão deve ser utilizada da forma mais adequada o possível e com civilidade, ou seja, não se pode, por exemplo, a pessoa titular do direito de tirar água do imóvel do vizinho, fazer com que este vizinho fique privado da água do imóvel ou que torne-a imprópria.



Outras questões

É possível mudar o corpo?

Porque strogonoff faz mal?

O quê VCM e HCM?

O que é leitura e tipos de leitura?

Por que Numeramos o plano de contas?

O que é um processo fermentativo?

Quanto que é um centésimo de um metro?

Quais são as características do solo Humoso?

Quais as vantagens e desvantagens da energia não renovavel?

Quais as principais características do badminton?

Quantos vagão de trem?

Como evitar bronquiolite em bebês?

Como consultar ART no Crea-pr?

Quem não pode tomar betaistina?

Qual a diferença entre salário de contribuição e salário de benefício?

Qual a melhor impermeabilização para muro de arrimo?

O que pedir de Natal até 100 reais?

Qual dia da semana é de Oxum?

O que significa codigo roxo no hospital?

Qual foi o primeiro doce que existiu?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com