Desse modo, a licença maternidade garante à empregada o afastamento por 120 dias corridos, a começar pelo dia do parto. Com isso, também é concedido o salário maternidade durante o mesmo período. Já as férias podem ser parceladas em até dois períodos, que ficam a critério do empregador.
Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.
Licença-maternidade não compromete direito a férias.
A Licença Maternidade altera o período aquisitivo das férias ? Resposta: Não. O período que a empregada estiver afastada por licença-maternidade, não altera a contagem do período aquisitivo, ficando a contagem sem qualquer interrupção.
Ocorrendo o nascimento de filho durante o período de férias do empregado, entende-se que o mesmo não tem direito ao afastamento remunerado de 5 (cinco) dias após o gozo de férias.
16 curiosidades que você vai gostar
O empregado faz jus ao pagamento das férias em dobro, quando elas forem concedidas após o término do período concessivo. Esta dobra ocorre apenas em relação à remuneração. Assim o empregado goza 30 dias de descanso e recebe pecuniariamente 60 dias.
Atualmente, consta na legislação o direito a cinco dias corridos, a partir do primeiro dia útil após o nascimento do filho. É importante ressaltar que o direito à licença paternidade também é garantido nos casos de adoção. Em algumas situações específicas, o prazo pode ser maior, mas nunca menor do que os cinco dias.
É possível conceder as férias antes da licença maternidade? Sim! O empregador doméstico pode conceder as férias tanto antes quanto depois da licença maternidade. Dessa forma, é comum que a empregada queira emendar as férias com a licença, uma vez que ela recebe mais tempo para cuidar e aproveitar o recém-nascido.
Para fazer o cálculo, basta multiplicar o salário pelo número de meses trabalhados. Depois, divida o resultado por 12 (que é o período aquisitivo padrão). Por fim, soma-se ⅓, que deve ser pago para todos os trabalhadores. De forma simplificada: salário x meses trabalhados / 12 + ⅓ de férias.
Porque a guiana francesa não é considerada um país?
Quando usar a palavra alcancem?
Quais são as características socioeconômicas do Estado de São Paulo?
O que a história é para o tempo?
Quem morre hoje em Um Lugar ao Sol?
Qual era a função principal do samurai?
Como calcular a quantidade de álcool ingerido?
Quais os cargos que tem no Ministério Público?
Como saber se um polo é reconhecido pelo MEC?
Quais são os principais produtos agrícolas cultivados em Goiás?
Quantas pessoas fizeram 5 pontos na Mega da Virada 2021?
Quais vitaminas em excesso fazem mal?
Como saber se fui aprovada no Auxílio Brasil 2022?
São Cipriano para ganhar na loteria?
Qual ocupação colocar no MEI para entregador?
Quais são as quatro principais fases da qualidade?