Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. A intertextualidade não pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação.
A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
Podemos listar, sem a intenção de esgotar as possibilidades de classificação, alguns tipos de intertextualidade.ALUSÃO. ... CITAÇÃO. ... EPÍGRAFE. ... METÁFRASE E PARÁFRASE. ... PARÓDIA. ... PASTICHE. ... PLÁGIO. ... TRADUÇÃO.
29 curiosidades que você vai gostar
Os 8 tipos de intertextualidadeAlusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ... Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ... Citação. ... Epígrafe. ... Paráfrase. ... Paródia. ... Pastiche. ... Tradução.
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos. Desse modo, ela pode ser utilizada para melhorar uma explicação, apresentar uma crítica, propor uma nova perspectiva, produzir humor etc.
Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é exemplo de intertextualização. A intertextualidade está presente também em outras áreas, como na pintura, veja as várias versões da famosa pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa: Não pare agora... ... Mona Lisa, propaganda publicitária.
Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, onde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.
A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.
a informatividade refere-se ao grau de previsibilidade ou expectabilidade da informação presente no texto..
Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. ... Neste caso, a alusão só atinge o seu objetivo no texto se o leitor tiver conhecimento prévio sobre o conteúdo que esta sendo utilizado como objeto de menção. Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.
Referência e alusão: O escritor não indica abertamente o evento, ele insinua por meio de alegorias ou qualidades menos importantes. Paráfrase: Ocorre quando o escritor reinventa um texto pré-existente, resgatando a filosofia originária.
Intertextualidade é como chamamos o “diálogo” que pode existir entre textos, ou ainda entre obras de arte e anúncios publicitários, entre outros. Pode ser feita por meio de paródia ou paráfrase, e ser implícita ou explícita.
A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.
Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas ...
A intertextualidade é um elemento muito importante para a construção de sentidos do texto, colaborando em muito para a coerência textual ao reforçar a ideia de que a competência linguística não depende apenas do conhecimento do código linguístico, mas também do conhecimento das relações intertextuais.
Em prol de alcançar a argumentação ideal na redação do ENEM, por meio da intertextualidade, é necessário atentar-se aos processos que podem e aos que não podem ser utilizados. Nesse caso, os mais recomendados são a citação, a paráfrase e a alusão, principalmente dos tipos histórica e cultural.
O Pastiche é uma obra literária ou artística em que se imita o estilo de outros autores, sejam escritores, pintores, músicos ou outros. É uma técnica que mescla estilos e que pode ser utilizada com sarcasmo, mas não é sua função , como ocorre no caso da paródia, que satirizara ou critica a obra de origem.
ParódiaVerbal: Altera uma palavra ou outra do texto original;Formal: O estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados como forma de zombaria;Temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.
Estão, entre os principais tipos de intertextualidade a) Paráfrase, paródia, hipertexto e intertexto.
1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento.
Alusão acontece quando se faz uma referência ou citação. Trata-se de uma espécie de intertexto, onde um texto se relaciona com o outro de forma explícita ou implícita. Sendo assim torna-se admissível mencionar fatos, pessoas, trabalhos de arte, acontecimentos históricos, celebridades, já existentes em outras obras.
Significado de Alusão
substantivo feminino Menção ou citação; referência feita de maneira vaga ou indireta sobre algo ou alguém: na aula fez alusão ao filme. Palavra ou frase que tem o intuito de mencionar, de citar, algo ou alguém que não está presente, mas pode ser retomado pelo contexto.
Como se pode experimentalmente determinar a velocidade de uma reação enzimática?
Como transformar um Docs em PDF?
Qual é a fórmula da soma dos n primeiros termos de uma PG )?
Onde é possível realizar a transferência do carro para meu nome?
Como é o método de coloração de Gram?
Quais os critérios para que um composto seja considera aromático?
Onde e como surgiu o Teatro Oficina?
Quando surgiu o conceito de interdisciplinaridade?
Quais as formas de assistencialismo?
Quando surgiu o Trio Parada Dura?
Qual foi o primeiro batismo na Bíblia?
Como surgiu o controle de estoque?
Qual a teoria motivacional mais utilizada nas organizações?
Como saber se o cavalo e Manga larga?
Quais os tipos de comunicação que não são aceitáveis no ambiente de trabalho?