Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial.
Mais conhecido como Marquês de Pombal, este “super-ministro” teve como grande preocupação modernizar a administração pública de seu país e ampliar ao máximo os lucros provenientes da exploração colonial, principalmente em relação à colônia brasileira.
As reformas educacionais de Pombal visavam a três objetivos principais: trazer a educação para o controle do Estado, secularizar a educação e padronizar o currículo. Já em 1758 foi introduzido o sistema diretivo para substituir a administração secular dos jesuítas.
aumentar a arrecadação da colônia e ampliar o controle do Estado sobre essa; melhorar a qualidade do que era produzido na colônia; reprimir o contrabando na colônia; melhorar a administração colonial.
Coube a Pombal a efetiva ocupação da Amazônia, como propriedade definitiva do Reino, o que ocorreu com a compra das capitanias e a expulsão de algumas das Ordens aqui estabelecidas, com seus gigantescos feudos religiosos.
19 curiosidades que você vai gostar
Em sua administração, Pombal reestruturou a cobrança de impostos sobre a produção aurífera, especialmente o "quinto" e a "derrama". O quinto era uma taxa "per capita" de 20% sobre o ouro produzido na colônia, a ser mandada para Portugal. Durante o período pombalino, o quinto foi fixado em cerca de 1.500 quilos.
A colonização da região se iniciou na década de 70, fazendo parte do processo intitulado pelos governos militares de “Operação Amazônia”, sendo lá implantado o Projeto Integrado de Colonização Paulo de Assis Ribeiro, em 1974 A área de estudo também foi palco de um dos mais graves conflitos de terra acontecido no estado ...
Em 1757, Marquês de Pombal proibiu a perseguição religiosa aos cristãos-novos e – tempos depois – deu fim à escravidão indígena. Essa última medida visava inserir os índios no processo de ocupação do território e transformá-los em mão-de-obra por vias consensuais.
O secretário de Estado português decretou, na década de 1750, o aumento dos impostos na região mineradora, impondo o Quinto (imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre a retirada de ouro) e uma meta anual de arrecadação de ouro.
Como ensinar horas em inglês para crianças?
Quais os requisitos para ser um farmacêutico homeopata?
Como fazer filtro dos sonhos com argola?
O que significa atitude mental positiva?
Como se faz para somar e subtrair frações?
Como ter um rosto mais expressivo?
Como atrair clientes assistência técnica?
Como fazer vídeo convite virtual grátis para WhatsApp?
O que é ter uma alma saudável?
Como conseguir o livro no Minecraft?
Como saber se minha pronúncia em inglês é boa?
Qual a diferença da gelatina incolor e com sabor?
Qual é o sotaque mais lindo do Brasil?
Como fazer uma fogueira de São João de Eva?
Qual o custo de ter uma banheira em casa?