Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra.
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.
Hidrografia é um dos ramos da geografia física que estuda as águas da superfície da Terra, abrangendo rios, oceanos, lagos, mares, geleiras, etc. Em quase todos os países do mundo existem serviços hidrográficos. ... A Terra é formada por 97% de água, concentrada principalmente em oceanos e mares.
A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. ... No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.
Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.
É dividida em margem direita e esquerda, sendo o sentido do rio a referência; Nascente: cabeceira ou olho-d agua é o local onde um rio inicia; Leito: parte que a água do rio ocupa. Estende-se da nascente até a foz.
17 curiosidades que você vai gostar
Hidrografia do Brasil
Região Hidrográfica Amazônica. ...
Região Hidrográfica Tocantins Araguaia. ...
Região Hidrográfica do Paraná ...
Região Hidrográfica do São Francisco. ...
Região Hidrográfica do Paraguai. ...
Região Hidrográfica do Uruguai. ...
Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental. ...
Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental.
São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório. Veja a definição de cada elemento da bacia: Nascente: local onde se inicia uma bacia hidrográfica. Geralmente é o ponto mais elevado do relevo e também onde se encontra a principal nascente do rio que dá nome à bacia.
A Hidrografia brasileira está marcada por rios caudalosos e de grande extensão. ... Essas reservas estão distribuídas em rios caudalosos que compõem bacias hidrográficas de longas extensões, favorecem a produção de energia elétrica e também a navegação.
Importância da Hidrogeografia:
- Possibilitar a elaboração de planejamentos para o uso racional dos recursos hídricos. - Contribuir para o estudo de projetos de exploração do potencial energético de rios e construção de usinas hidrelétricas.
Bacias Hidrográficas do Mundo
Principais bacias hidrográficas do mundo:
América do Sul. - Bacia do Araguaia-Tocantins.
América do Norte. - Nelson. - Mississipi.
Continente africano. - Bacia do Níger. - Bacia do Congo.
Continente europeu. - Bacia do rio Volga.
Continente asiático. - Bacia do Lena. - Bacia do rio Lena. ...
Oceania.
Principais características da hidrografia brasileira
Grande riqueza fluvial, tanto na quantidade quanto na extensão e no volume de água; Pobreza de lagos; Predomínio do regime pluvial; Predomínio dos rios perenes e de bacias exorreicas (que deságua no mar);
O Brasil é banhado por rios extensos e caudalosos, por causa do clima quente e úmido. Já o relevo interfere na presença de inúmeras cachoeiras e, principalmente, na direção para qual os rios correm. As vertentes direcionam a maioria das bacias para o oceano Atlântico.
O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água da atmosfera. ... Hidrografia é a parte da Geografia que estuda as águas do planeta.
Hidrologia se refere à ciência da água. Hidrografia é a ciência que descreve as características físicas e as condições da água na superfície da Terra, principalmente as massas de água para navegação.
Hidrografia da Região Norte
A Região Norte do Brasil possui duas grandes bacias, a Bacia Amazônica e a Bacia do Tocantins. A Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, é formada pelo rio Amazonas e seus mais de mil afluentes. ... Na época das cheias apresenta grande parte de seus rios navegáveis.
Quanto às características da hidrografia e também do relevo, ambos estabelecem uma relação de interdependência efetiva, isto é, uma influencia no outro. A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas.
Estudo das águas existentes na superfície do planeta
Hidrogeografia é o ramo da Geografia que realiza estudos sobre toda a água existente na superfície terrestre, como lagos, oceanos, rios, mares, além das águas subterrâneas.
O Rio São Francisco é considerado um dos maiores e mais importantes rios do Brasil por causa da sua relevância econômica, cultural e social, especialmente para as regiões Nordeste e Sudeste. O rio perpassa seis estados do país e possui diversos afluentes, abastecendo diversas áreas que convivem com a seca extrema.
O mar é principalmente alimentado pelas águas do Oceano Atlântico que atravessam os passos a oriente e são transportadas até ao golfo do México, através do Canal do Iucatão. As águas doces provenientes dos rios Orinoco e Amazonas contribuem com cerca de 15 a 20% da água superficial do mar.
A América Anglo-Saxônica é rica em formações lacustres. ... No entanto, a riqueza hidrográfica do subcontinente não se restringe somente aos lagos, isso porque a América do Norte possui uma generosa quantidade de rios, dos quais se destacam o São Lourenço, Mississipi, Colorado, Colúmbia, Yukon e Mackenzie.
Grandes bacias hidrográficas possuem vários afluentes, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito do rio principal. Subafluente: rio de pequena vazão que deságua no afluente do rio principal da bacia. Esses pequenos rios são importantes, pois alimentam todo o sistema, sendo, em muitos casos, a nascente da bacia.
Eles surgem principalmente devido à ação das águas da chuva. Parte delas se infiltra pelas áreas mais permeáveis e outra parte escorre pela superfície em direção aos terrenos mais baixos, formando pequenos filetes que, à medida que se juntam, criam fios maiores, pequenos riachos e, finalmente, rios.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d água.
O Brasil apresenta o terceiro maior potencial hidrelétrico da Terra, visto que a maioria dos seus rios é de planalto. A exceção é o rio Paraguai, que é de planície.
Como funciona a penhora de bens pela Justiça?
Como funcionam as fontes de água?
Como funciona uma máquina injetora?
Como se usa uma impressora HP Deskjet 1000?
Como funciona uma liga acadêmica?
Quem trabalha em galeria de arte?
Como funciona a ponte retificadora?
Como fazer aquela fumaça de gelo seco?
Como tirar a tinta óleo da parede?
Como desligar o chuveiro elétrico?
Como remover tártaro dos dentes do cachorro?
Como desativar um E-mail temporariamente?
Como ir para Gramado de Curitiba?
O que fazer para tirar tinta óleo da pele?
Quanto tempo demora para fazer raspagem nos dentes?