A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.
Um dos gatilhos mais comuns do hipertireoidismo é a doença de Graves, um distúrbio autoimune em que o próprio sistema de defesa ataca a tireoide. Outro motivo da encrenca é a falta de iodo na dieta.
A etiologia pode ser o excesso de iodo fornecendo substrato para áreas de tireoide funcionalmente autônomas (que não estão sob controle do TSH) produzirem hormônios. O hipertireoidismo geralmente persiste enquanto o excesso de iodo permanece na circulação.
Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequência, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios.
Principais causas
Não formação ou formação incompleta da glândula tireoide; Formação em local irregular da glândula tireoide; Defeitos na síntese dos hormônios da tireoide; Lesões na hipófise ou hipotálamo, que são duas glândulas no cérebro responsáveis pela produção e regulação dos hormônios.
38 curiosidades que você vai gostar
O hipertireoidismo no recém-nascido costuma ser causado quando a mãe tem doença de Graves. Os sintomas incluem irritabilidade, frequência cardíaca acelerada, olhos salientes e ganho de peso lento. O diagnóstico se baseia em provas da função da tireoide. Essa doença pode ser fatal se não for tratada.
Caso não seja tratado, em situações mais graves, o hipertireoidismo pode causar complicações como crescimento retardado do bebê, morte fetal e aborto. Já os casos de hipotireoidismo podem ocasionar em sangramentos, pré-eclâmpsia, parto prematuro e falhas no desenvolvimento intelectual do bebê.
O que causa problemas na tireoide? Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes. Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia. Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada.
Na dieta para hipotireoidismo, é fundamental manter uma dieta balanceada e saudável, priorizando os alimentos fonte de fibras, antioxidantes e minerais, como iodo, selênio, zinco e cobre, incluindo: Alimentos fonte de iodo, como algas marinhas, sal iodado, frutos do mar, leite e derivados.
Como elaborar um plano de fogo?
Como desativar mensagem automática do Instagram?
O que o bicarbonato faz na roupa?
Como escrever um bom perfil jornalístico?
Como é feito um prato de bateria?
Como usar bicarbonato para má digestão?
Como fazer o chá de Aloe Vera?
Quanto cobrar para fazer um press kit?
Como usar a base para sabonete glicerinado?
Qual o melhor tipo de Bigudinho?
Como se faz palitos de fósforo?
Quando usar o aspirador nasal no bebê?
Como proteger o cabelo da poeira no pedal?