Antigamente, algumas pessoas acreditavam que a azia durante a gravidez era causada pelo cabelo do bebê. Assim, bebês mais cabeludos provocariam mais azia nas mães. Na verdade, isso acontece porque o estômago da mulher acaba reduzido por causa do aumento do útero na gestação.
Infelizmente, ainda não há exames que mostrem se o bebê é cabeludo ou careca e a curiosidade das mamães só acaba mesmo no nascimento do bebê. Ser um bebê cabeludo ou careca é uma questão genética, nada além disso. Se o seu cabelo terá textura lisa ou crespa, se serão claros ou escuros.
Mas, segundo Cid Fernando Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz Morumbi, não existe uma explica��ão para o fato de alguns bebês nascerem com mais cabelos que outros. “É uma questão genética relacionada à constituição de cada um e como todo fator genético, varia de pessoa para pessoa, mesmo dentro da mesma família.
É possível ver pelo o ultrassom os fiozinhos formados “mergulhando” entre o líquido e a cabecinha. A maior parte dos bebês tem pouco cabelo, então vemos apenas vislumbres durante o exame. De qualquer forma, os bebês podem sofrer quedas de cabelos por volta de 3 meses, é normal e bem comum.
Com a chegada do final da gestação, alguns médicos podem solicitar um exame de cardiotocografia fetal, que permite avaliar o bem-estar do bebê dentro do útero e sua reserva de oxigênio, no caso de gestações que o parto esteja atrasado.
31 curiosidades que você vai gostar
Pais que desejam saber se existe o risco, e qual seria esse risco, de o filho vir ao mundo com alguma doença ou condição, genética ou hereditária, podem recorrer ao aconselhamento genético com um médico geneticista.
O médico geneticista da MNSL, Emerson de Santana Santos, que trabalha com doenças genéticas na infância, informou que pelas estatísticas, em torno de 3% a 5% dos bebês que nascem, vão ter algum tipo de má formação congênita, desde a mais grave, que implica em risco de morte, até a mais simples, como um dedo com ...
O que determinará sobre qual tipo de cabelo a criança terá, será o gene dominante de cada um, e qual dos dois genes o da mãe ou do pai irá prevalecer. E ainda que sejam muito finos, os fios de cabelo do bebê já virá carregado de herança genética dos pais.
É um problema dermatológico que afeta os bulbos capilares, ou seja, onde os fios de cabelo são formados. Mas se seu filho tem menos de dois aninhos, não se preocupe, pois é completamente normal ele ser careca ainda – e isso é consenso entre pediatras do mundo inteiro.
Quantos tijolos por metro quadrado de 8 furos?
É obrigatório aviso de cookies?
Para que serve um disco de corte?
É certo colocar criança de castigo?
Quem trabalha no domingo ganha 100?
O que significa a sociedade de organizações?
Quando a mãe tá amamentando ela pode comer ovo frito?
O que é contratransferência para psicologia?
Qual a abelha que produz o melhor mel?
Como o perito judicial recebe?
Quanto o Brasil produz de etanol?
Qual é a melhor Placa-mãe para PC Gamer 2021?
Como é a ação do exercício na reabilitação de pessoas pós infarto AVC?
Como puxar assunto com uma pessoa mais tímida que você?
Qual a importância da metodologia Lean?
Quais as contribuições que o pedagogo pode oferecer ao docente?