A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
A lateralidade na criança se torna mais evidente pela diferenciação de lado esquerdo e direito, a partir dos 6 a 8 anos de idade. Para Coste (1992), a definição da lateralidade continua a evoluir até alcançar culminância por volta dos 10 ou 12 anos de idade.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. ... Já na lateralidade ambidestra, a criança é tão forte e destra do lado esquerdo quanto do lado direito.
O termo lateralidade cruzada aplica-se ao indivíduo que tem preferência pela mão de um lado do corpo e pelo olho e o pé do lado oposto. Lateralidade indefinida é usada para as crianças que ainda não estabeleceram sua preferência por um dos lados.
Aos 2 anos a mão direita é, para a maioria da população, a mão dominante. Mas, aos 2 anos e meio, tanto pode dominar a mão direita como a esquerda. Por volta dos 3 anos e meio, a preferência por um dos lados desenvolve-se gradualmente, fixando-se o lado dominante por volta dos 4 / 5 anos de idade.
34 curiosidades que você vai gostar
Para saber qual lado é predominante na criança, experimente entregar um brinquedo ou jogar uma bola. Ela provavelmente vai pegar com a mão dominante, que será a mais forte ou a mais habilidosa.
A mão que uma pessoa utilizará com maior frequência nas tarefas cotidianas, como escrever e pegar objetos, é determinada ainda na barriga da mãe. Mais precisamente na 18; semana de gestação, segundo uma pesquisa italiana.
Essa lateralidade pode causar problemas de dislexia, discalculia, dislalia ou disgrafia. Quando escrevem, as crianças podem fazer inversões na ordem gráfica e leitora. Os números e letras são escritos invertidos, como se estivessem refletidos em um espelho. Costuma afetar a autoestima, que geralmente já é baixa.
Quando a lateralidade não é homogénea, ou seja, a criança não tem claramente definida a prevalência de um dos lados do corpo para realizar as funções habituais, falamos de lateralidade cruzada. Esta característica pode detetar-se se a criança apresenta: Dificuldades na leitura, na escrita e no cálculo.
Qual é a fase mais difícil do bebê?
São características de crônica?
Qual o Cid de depressão que aposenta?
Que dia é o dia dos namorados em portugal?
Como tirar tinta Guarany da roupa?
Como ganhar pontos aliexpress?
O que são os alimentos energéticos?
Quanto tempo posso me casar novamente?
O que é interface homem máquina?
Qual é o objetivo da brincadeira Esconde-esconde?
Qual é o conceito de condensação?
Como ativar um chip da TIM que foi desativado?
Quanto tempo dura o ovulo no utero?