A Herdabilidade é um coeficiente genético que expressa a razão da variação genética à variação total de um dado atributo numa população. A variação de um traço na população é referida como variação fenotípica, enquanto variação genética numa população é referida como variação genotípica.
Herdabilidade é a porção da variação fenotípica observada que ocorre em função dos efeitos genéticos. A estratégia de melhoramento pode ser definida em função: Da herdabilidade, a qual não é apenas uma propriedade do caráter.
O coeficiente de Herdabilidade (h2) é a fração da variância fenotípica que é atribuída às diferenças entre os genótipos dos indivíduos de uma população. Em outras palavras, ele expressa a proporção da variância total que é atribuível ao efeito médio dos genes.
Pode ser dividida em dois tipos: herdabilidade no sentido amplo e herdabilidade no sentido restrito.
No tocante ao melhoramento genético, a herdabilidade de uma característica é uma de suas propriedades mais importantes. A herdabilidade é representada por h2 e expressa a proporção da variância total que é atribuível aos efeitos médios dos genes, ou seja, à variância genética aditiva.
43 curiosidades que você vai gostar
Para fins de melhoramento genético, a herdabilidade no sentido restrito é a mais adequada, uma vez que considera somente a aditividade, que é a porção herdável da variância genética, que, em última instância, é o que pode ser passado de geração a geração por seleção.
A mais importante função da herdabilidade no estudo genético do caráter métrico é o seu papel preditivo expressando a confiança do valor fenotípico como um guia para o valor genético, ou o grau de correspondência entre o valor fenotípico e o valor genético (FALCONER, 1987).
Basicamente, há três tipos de ação gênica: Ação gênica aditiva, ação gênica dominante e ação gênica epistática ou de interação.
A Herdabilidade é um coeficiente genético que expressa a razão da variação genética à variação total de um dado atributo numa população. A variação de um traço na população é referida como variação fenotípica, enquanto variação genética numa população é referida como variação genotípica.
Na interação gênica, percebe-se que mais de um gene influencia uma dada característica. Essas interações podem ser do tipo epistática ou não epistática. Quando estudamos Genética, sempre nos deparamos com conceitos errôneos que nos fazem crer que cada característica é determinada por um único gene.
O coeficiente de herdabilidade moderado varia entre 20% e 40%, e alto, quando for maior ou igual a 40%, sendo que, neste caso, a correlação entre o fenótipo e o genótipo do indivíduo é alta.
A repetibilidade é similar a herdabilidade, porém nesse caso temos um terceiro componente de variância envolvido que é a variância de ambiente permanente. Então, a repetibilidade é a proporção da variância fenotípica total que é devido às variâncias genéticas e de ambiente permanente.
Palavra derivada de hereditariedade; que se transmite de pai para filho (genes). Exemplo de uso da palavra Herdabilidade: Algumas doenças do coração podem se desenvolver por herdabilidade.
Características de baixa herdabilidade são mais sujeitas às variações ambientais. Nesse caso, a seleção com baixa intensidade, de um grande número de indivíduos e seleção posterior, com base em testes de progênies, pode resultar em ganhos maiores.
A proporção da variância genética em relação à variância fenotípica é chamada coeficiente de herdabilidade ou herdabilidade. Entre os componentes da variância fenotípica o mais importante é a variância aditiva por referir-se aos efeitos aditivos dos genes. Indica quanto da variação fenotípica que é de origem genética.
Coeficiente de herdabilidade (h2) é um número que indica a proporção de um traço que é genético. Herdabilidade é a razão da variação genética à variação total de um dado atributo numa população.
A herdabilidade de uma característica em uma população é o parâmetro genético que determina a estratégia a ser utilizada no melhoramento desta característica. É usada tanto para a estimação dos valores genéticos para características poligênicas como para predição da resposta esperada em vários esquemas de seleção.
h2 = grau de semelhança entre a progênie e seus pais para uma dada característica. h2 = medida da força, consistência e acurácia entre o VG e o VP dos indivíduos para uma dada característica de uma população (raiz quadrada da h2). VG = h2. VP, sendo o VP expresso como desvio da média da população.
Características genéticas. ... O estudo de gêmeos e herdabilidade. ... Estimativa de herdabilidade. ... h2 = (S2 DZ - S2 MZ) / S2 DZ. ... Interpretação das estimativas de herdabilidade. ... A = (s2 S - s2 C) /.s2 S. ... Estimativa de herdabilidade de dados qualitativos. ... h = (CMZ - CDZ) / (100 - CDZ)
HILL (1982) desenvolveu parâmetros para expressar a heterose em termos dos efeitos de dominância (incluindo sobredominância) e de epistasia. Deste modo, ambos os tipos de interação (dentro e entre locos) podem ser quantificados quanto aos seus efeitos no fenômeno da heterose para características quantitativas.
Interação gênica é a denominação de um processo que ocorre quando dois ou mais genes interagem controlando apenas uma característica. Para que ocorra essa interação, não é necessário que os genes estejam localizados no mesmo cromossomo.
Tipos de Interação Alélica:=> Dominância Completa.=> Dominância Incompleta ou Parcial.=> Codominância.=> Sobredominância.
Na prática, a herdabilidade é estimada através da regressão entre o fenótipo da planta genitora e a média das progênies, sendo ambas as variáveis mensuráveis (CARVALHO et al., 1981).
A estimação de parâmetros genéticos tem como finalidade principal, auxiliar os criadores na busca da melhor ferramenta para selecionar animais mais precoces, tanto em crescimento, velocidade de ganho de peso, temperamento, quanto sexualmente, visando aumentar a produtividade, a rentabilidade e diminuir os custos.
A teoria da genética quantitativa é a base para o melhoramento genético tradicional, fundamentado na seleção dos melhores indivíduos, utilizando para isso informações fenotípicas do próprio animal e de seus parentes. ... Essa abordagem tem assegurado ganho genético contínuo em todas as características de produção em aves.
Qual a função da sinestesia no poema?
Como lidar com enteada mal educada?
O que são metais Ametais e gases nobres?
Como é classificado o verbo gostar?
O que é classificação das contas?
Como se fala barganha ou barganha?
Quais são as características do costume jurídico?
Quais são as fibras periodontais?
Como fazer fisioterapia no braço com tendinite?
O que seria uma jornada de trabalho?
Como é a pronúncia da letra A no espanhol?
Como se classificam as fibras periodontais?
Como se faz a multiplicação cruzada?
Como se fala em inglês tomar cuidado?
Que fontes históricas se relacionavam as formas de comunicação na chamada Pré-história?
Como fazer a novena de São José?
Como se classificam os epitélios de revestimento de exemplos de locais onde encontramos cada tipo?