O que diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

Pergunta de Miguel Santos em 23-09-2022
(65 votos)


O que diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à ...

Quem responde pelo deficiente mental?

VI. A pessoa portadora de deficiência psíquica ou intelectual, seja capaz, seja relativamente incapaz, é responsável pelos danos que causar, baseando-se esta obrigação de indenizar na análise da culpa.

Como é a capacidade civil da pessoa com deficiência?

Pessoas com deficiência mental ou intelectual deixaram de ser consideradas absolutamente ou relativamente incapazes. O CC/1916 qualificava-as como “loucos de todo o gênero” e as impedia, pela interdição, de praticar pessoalmente qualquer ato da vida civil.



Quais as dimensões existenciais da pessoa são atingidas pela deficiência que ela manifeste?

2º. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento /de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quais são os direitos das pessoas com deficiência?

Veja quais são os direitos garantidos por lei para pessoas com...


O que diz a lei 13146?

O chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência se trata da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência) e tem por objetivo a promoção, em condições de igualdade, do exercício dos direitos e liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, por meio, principalmente, da inclusão social.



Quem responde pelo incapaz?

Art. 928 – O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes. ... A indenização prevista neste artigo, que deverá ser equitativa, não terá lugar se privar do necessário o incapaz ou as pessoas que dele dependem.

É possível a interdição total de uma pessoa portadora de deficiência mental?

Com avanços legais, pessoas com deficiência mental não são mais incapazes. Pessoas com deficiência mental ou intelectual deixaram de ser consideradas absolutamente incapazes. O Código Civil de 1916 qualificava-as como “loucos de todo o gênero” e as impedia, pela interdição, de praticar qualquer ato da vida civil.

O que é sua capacidade civil?

A capacidade civil, conforme já dito, é a aptidão para o individuo praticar por si os atos da vida civil, ou os atos da vida privada, disciplinado no Código civil de 2002, quem a possui e as consequências dos atos praticados em caso de incapacidade.



Pode acontecer se houver deficiência em alguma capacidade?

Na esfera civil, estabeleceu-se que “a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: I - casar-se e constituir união estável; II - exercer direitos sexuais e reprodutivos; III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e ...

Qual o Estatuto da pessoa com deficiência?

O Estatuto da Pessoa com Deficiência afirma e reafirma, entre outros, a proteção dos direitos à saúde e à educação, como também se assegura o direito ao trabalho, à constituição de família por meio do casamento e à sexualidade.

Qual a deficiência da pessoa com deficiência?

Isso significa que, aproximadamente, mais de 24% da população do país tem algum tipo de deficiência. Esses dados são do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são um dos motivos para valorizarmos, compreendermos melhor e lutarmos pela correta aplicabilidade do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Quais são as consequências dos deficientes mentais?

Esdrúxulas são as consequências trazidas pelo EPD aos deficientes mentais, muitos sem a menor possibilidade de reger a sua pessoa e seus bens. Essa realidade, muitas vezes, compele o juiz a determinar internação ou intervenção cirúrgica em pessoas desse grupo, contra a vontade da pessoa.

Qual a legislação voltada à proteção da pessoa com deficiência?

Essa lei não representou novidade no Direito brasileiro, porque já havia legislação voltada à proteção da pessoa com deficiência, por meio das leis 7.853/89, 8.213/91, 10.048/00 e 10.098/00, além dos decretos 3.298/99 e 5.296/04.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com