Segundo a ANP, o valor da gasolina nos postos de combustível é composto da seguinte forma: preço do produtor da gasolina (35,6%), que basicamente é a Petrobras; preço do etanol anidro (14,8%); tributos federais como Cide, PIS/Pasep e Cofins (12,6%); tributos estaduais, que é o ICMS (28,1%); e margem da distribuição e ...
O que define o preço da gasolina? Do momento em que o combustível sai das refinarias até a chegada ao consumidor, cinco componentes formam o preço final dos combustíveis: Realização Petrobras. Distribuição e revenda.
A maior fatia do preço da gasolina é formada por impostos. Somados, o ICMS, o PIS/Pasep e Cofins somam 37% do valor final, sendo 27% para o primeiro e 10% para os demais. O que fica para a Petrobras (a realização) são 36% do preço final.
Como é formado preço da gasolina? Cerca de 34% do preço corresponde ao valor que a Petrobras vende o combustível — aqui entram as oscilações do preço do barril e do câmbio citados acima. Mas existem os tributos nacionais (Pis/Cofins) e estaduais (ICMS), que também ocupam percentual importante.
O preço da gasolina e do diesel é dado por uma soma de fatores: além do preço do combustível quando sai da refinaria, são adicionados impostos, outros componentes e o valor relacionado à comercialização.
42 curiosidades que você vai gostar
O levantamento ainda aponta que, desde janeiro do ano passado, o maior aumento havia sido registrado em 19 de fevereiro de 2021. Na época, a gasolina ficou 10,2% mais cara e o diesel, 15,2%. Nesse período, incluindo a alta de hoje, a Petrobras já aumentou 13 vezes o preço da gasolina e 11 vezes o do diesel.
Neste mesmo período, o preço médio da gasolina subiu 46% nos postos, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O aumento do petróleo e o repasse dele aos consumidores foram os principais fatores que levaram à estatal a registrar o maior lucro de sua história no ano de 2021.
Assim, o aumento recente está ligado sobretudo à alta global do preço do petróleo, que é piorada no Brasil pela desvalorização do real. Mesmo antes da guerra, em 2021, os combustíveis já lideraram a alta da inflação.
Essa variação de preços se deve aos aumentos praticados pela Petrobras, que tem aumentado o preço da gasolina de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional.
Com isso, a Petrobras chega ao seu 13º aumento desde janeiro de 2021, quando teve a escalada de preços de combustíveis no Brasil, segundo levantamento realizado pelo Observatório Social da Petrobras, organização ligada à FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o economista Eric Gil Dantas, do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), o aumento dos combustíveis em 2021 já foi o grande responsável pelo aumento geral de preços no país. A Petrobras, no entanto, lucrou com isso.
O que a guerra tem a ver com o combustível no Brasil? A guerra entre Rússia e Ucrânia tem feito os preços do petróleo dispararem. Desde o início do conflito, a commodity -- que é a base para combustíveis como gasolina e diesel -- já subiu 15,9%.
Como ligar o amperímetro em um circuito?
Como instalar plafon de embutir LED?
Como limpar imagens de santos?
Como criar um perfil de cor no photoshop?
Como colocar a fonte de energia no PC?
Como instalar o pacote de idiomas no Windows 7?
Como instalar uma placa mãe nova?
Como limpar a caixa evaporadora do ar condicionado?
Como usar a coifa no modo exaustor?
Como fazer a limpeza de calhas?
Como instalar o termômetro no forno a lenha?
Como limpar a cabeça de impressão?
Como saber se passei na entrevista com gestor?
Como instalar uma placa de captura TV interna?