Se os reagentes estão em estado sólido, sua pulverização, ou seja, a redução a partículas de menor tamanho, aumenta enormemente a velocidade da reação, uma vez que facilita o contato entre os reagentes e, portanto, a colisão entre as partículas.
Mecanismo de uma reação é o caminho pelo qual a reação se processa, ele descreve as várias etapas pelas quais ela passa. A ruptura das ligações, os ataques eletrofílicos e nucleofílicos ao reagente orgânico, a formação de novas ligações e de compostos intermediários, tudo isso é demonstrado em um mecanismo.
A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.
Em reações elementares, isto é, aquelas que ocorrem em apenas uma etapa, não apresentando formação de compostos intermediários e seus produtos se formam diretamente das colisões dos reagentes; a molecularidade pode ser dada com base na ordem da reação*, que são os coeficientes estequiométricos.
A molecularidade é obtida a partir do mecanismo de reação. A ordem de reação é obtida a partir da lei de velocidade da reação. A diferença entre molecularidade e ordem de reação é que a molecularidade é um conceito teórico enquanto a ordem de reação é determinada experimentalmente.
A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.
O mecanismo da halogenação radicalar ocorre por três etapas: iniciação,propagação e terminação.
Em uma reação elementar unimolecular uma molécula, A, dissocia-se ou isomerisa-se para formar o(s) produto(s). Em uma reação elementar bimolecular, dois átomos, moléculas, íons ou radicais, A e B, reagem juntos para formar o(s) produto(s).
Já sabemos que para uma reação acontecer é necessário que as moléculas se rompam, e quanto maior for o contato entre elas, mais fácil fica de se chocarem. Uma maior concentração de reagentes significa um aumento das colisões entre as moléculas.
Mas, visto que a velocidade de uma reação pode variar em cada intervalo de tempo e de uma substância para outra, costuma-se calcular a velocidade média das reações. Considere a reação genérica a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:
Para determinar a velocidade média em que uma reação (v r) é processada, devemos obrigatoriamente conhecer a velocidade (v x) de qualquer um dos participantes da reação e dividi-la pelo seu coeficiente estequiométrico da reação: v r = v x n
É formada após a ocorrência de três etapas, as quais estão representadas a seguir: Reação I: A + 2 B → C + D (etapa lenta) Reação II: C + B → X. Reação III: D + B → Y (etapa rápida)
Como fazer água de fubá para diarréia?
Como cadastrar o CPF na nota fiscal Bahia?
Como me cadastrar na Nota Premiada?
Qual a quantidade de BEROTEC para inalação?
Como fazer um esquema de Chaves?
Como conectar a Amazon Prime na TV?
Como fazer água de aveia para soltar intestino?
Como ocorre a fusão entre as empresas?
Quando o feto se divide em gêmeos?
Como ocorre o processo de Osteogenese?
Quem pode renovar a CNH durante a pandemia?
O que significa a Contrarreforma?