Se os reagentes estão em estado sólido, sua pulverização, ou seja, a redução a partículas de menor tamanho, aumenta enormemente a velocidade da reação, uma vez que facilita o contato entre os reagentes e, portanto, a colisão entre as partículas.
Mecanismo de uma reação é o caminho pelo qual a reação se processa, ele descreve as várias etapas pelas quais ela passa. A ruptura das ligações, os ataques eletrofílicos e nucleofílicos ao reagente orgânico, a formação de novas ligações e de compostos intermediários, tudo isso é demonstrado em um mecanismo.
A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.
Em reações elementares, isto é, aquelas que ocorrem em apenas uma etapa, não apresentando formação de compostos intermediários e seus produtos se formam diretamente das colisões dos reagentes; a molecularidade pode ser dada com base na ordem da reação*, que são os coeficientes estequiométricos.
A molecularidade é obtida a partir do mecanismo de reação. A ordem de reação é obtida a partir da lei de velocidade da reação. A diferença entre molecularidade e ordem de reação é que a molecularidade é um conceito teórico enquanto a ordem de reação é determinada experimentalmente.
A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.
O mecanismo da halogenação radicalar ocorre por três etapas: iniciação,propagação e terminação.
Em uma reação elementar unimolecular uma molécula, A, dissocia-se ou isomerisa-se para formar o(s) produto(s). Em uma reação elementar bimolecular, dois átomos, moléculas, íons ou radicais, A e B, reagem juntos para formar o(s) produto(s).
Já sabemos que para uma reação acontecer é necessário que as moléculas se rompam, e quanto maior for o contato entre elas, mais fácil fica de se chocarem. Uma maior concentração de reagentes significa um aumento das colisões entre as moléculas.
Mas, visto que a velocidade de uma reação pode variar em cada intervalo de tempo e de uma substância para outra, costuma-se calcular a velocidade média das reações. Considere a reação genérica a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:
Para determinar a velocidade média em que uma reação (v r) é processada, devemos obrigatoriamente conhecer a velocidade (v x) de qualquer um dos participantes da reação e dividi-la pelo seu coeficiente estequiométrico da reação: v r = v x n
É formada após a ocorrência de três etapas, as quais estão representadas a seguir: Reação I: A + 2 B → C + D (etapa lenta) Reação II: C + B → X. Reação III: D + B → Y (etapa rápida)
Qual é a altura da estátua da Liberdade?
É preciso notificar antes de protestar?
Como cadastrar o aparelho no caixa eletrônico?
Quais as mudanças na LDB em 2021?
Quais são as principais etapas do ciclo do oxigênio?
Quantas toneladas tem 1 m3 de asfalto?
Porque médicos e enfermeiros usam branco?
Qual é a música mais ouvida no Brasil?
Para que serve farelo de trigo para animais?
Quantos volts tem uma TV de 32 polegadas?
Quais os pontos negativos da tecnologia na vida dos jovens?
Qual a finalidade de agravo de instrumento?
Onde podemos encontrar a arte tecnológica?
Qual é o tamanho de uma carta de baralho?
Porque a rolagem do mouse não funciona?