“O outono é a estação intermediária para as plantas. Nessa época, a produção de clorofila diminui e elas iniciam a liberação de ácidos que impedem a circulação de nutrientes em suas extremidades.
“A queda das folhas no outono é uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu gasto de energia”, explica Rosa Pinho. “Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila.
No outono, acontece o que chamamos de hibernação na natureza. As flores adaptam-se com o friozinho que acontece pela manhã e aquele sol fraco que normalmente acontece a tarde. As flores outonais são resistentes e consistentes em suas cores, dando charme e alegria à decoração.
À medida que os dias ficam mais curtos durante os meses de outono, no entanto, a produção de clorofila diminui. Durante este tempo, a clorofila se rompe e a cor verde em folhas diminuem e depois desaparecem. Depois que ele desaparece, cores amarelas e alaranjadas são reveladas.
Com a chegada do outono, a Natureza muda de “cara”. O verde que impera metade do ano dá lugar a tons mais amarelados que, à luz do sol, quase parecem dourados. Em algumas espécies florestais, as folhas ganham cores vermelhas e depois tons castanhos, até que se desprendem, formando pequenos tapetes de folhas de outono.
37 curiosidades que você vai gostar
Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região.
Os efeitos de temperatura, calor, umidade e, principalmente, a exposição à luz natural interferem no desenvolvimento das plantas e variam não só em cada região do país, mas também de acordo com cada época do ano.
Flores Arbustivas no Outono
Entre eles recomendamos a ixora (Ixora spp.) de minúsculas flores em buquê e a azaleia-anã (Rhododendron indicum), ambas em diversas cores do branco ao vermelho e que ficam lindas para canteiros ou vasos ao sol. Além disto são também atrativas para borboletas.
No outono, a perda da parte aérea das árvores (folhas) prepara-as para o inverno. Com isso, o gasto de energia é menor, e elas voltarão a florescer na primavera e verão, meses mais favoráveis para conseguir nutrientes.
Outra característica do outono também é responsável pela queda das folhas: é a chegada de temperaturas mais frias e dias com menos luz solar. Com o tempo mais frio, as plantas reduzem ao máximo seu gasto de energia para proteger-se.
Com a chegada do Outono, algumas árvores se preparam para o Inverno. Os nutrientes vão saindo lentamente das folhas para os ramos da árvore, tronco e raízes, onde são armazenados e protegidos de forma segura do frio, geadas ou neve.
O processo de perda das folhas é chamado de « abscisão foliar » e é interpretado pelos cientistas como uma adaptação ao frio intenso. A queda normalmente acontece de forma gradual. Na medida em que o tempo vai esfriando, as árvores interrompem o fornecimento de água e nutrientes para as folhas.
Com a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas (amo o calor!), as plantas recomeçam a brotar e saem do período de dormência. As folhas novas são mais verdes, tenras e frescas, e os jardins ficam lindos! ... ajuda a rega manual e quando a maioria das plantas sente menos o transplante.
É tempo de Primavera, a estação das flores.
A primavera no hemisfério Norte é conhecida como primavera boreal e inicia-se por volta de 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho. Já no hemisfério Sul é conhecida como primavera austral e inicia-se por volta de 22 de setembro com término por volta do dia 21 de dezembro.
Mas você sabia que existem algumas espécies que se desenvolvem melhor e até florescem nesta estação? Pois é!
...
Espécies para cultivar no outono:Amarilis brasileira. (Foto: Getty Images/500px) ... Camellia japonica. ... Flor-de-maio ou schlumbergera. ... Cipó-de-são-joão. ... Suculentas do gênero Aeonium.
Como ter flores que florescem o ano todo
Flores como a peônia, a lavanda, a aster, são plantas que tem florescimento no ano todo. Além disso, são fáceis de encontrar suas mudas e sementes.
Na Primavera e no Verão, as plantas precisam de mais energia porque estão num período de desenvolvimento de flores, frutos, sementes e estruturas de renovação. Durante esses meses, as folhas exibem tons verdes provenientes da clorofila – pigmento essencial ao processo de fotossíntese.
As plantas perdem mais líquido nos dias quentes, assim, o intervalo entre as regas precisa ser menor. Uma boa dica é regar pela manhã, ou ao fim do dia, para que a água seja melhor aproveitada pelas plantas.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
O QUE ACONTECE COM AS ÁRVORES NO VERÃO
VEJA O QUE ELE FAZ COM AS ÁRVORES E COM AS PESSOAS. ... No verão, fica tudo muito vivo!! O período de luz do sol dia é maior que o período de noite as plantas crescem muito, pois, usam a luz para fazer fotossíntese. As árvores com as chuvas, calor e sol estão muito verdes!
Nessa estação, as folhas das árvores apresentam tonalidades amareladas e caem, indicando a mudança de uma estação para outra. O outono é considerado, portanto, um período de transição. No Hemisfério Norte, inicia-se, normalmente, no dia 23 de setembro e termina por volta do dia 21 de dezembro.
Figura 1: Neve. A primavera é a estação das flores e as árvores e plantas, começam a ficar verdes. Os dias começam a aumentar e as noites ficam mais curtas.
A primavera é uma estação do ano. Essa estação é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, além disso, em algumas regiões, também ocorre a floração de diversas plantas. A primavera inicia-se logo após o inverno e encerra-se dando início à estação do verão.
O substrato deve propiciar boa drenagem e aeração, sendo composto por uma mistura homogênea de terra vegetal e areia. A irrigação em vasos exige a certeza de que o substrato está seco. Para verificar a umidade, insira um pedaço de madeira (pode ser um palito de churrasquinho) ou o dedo no solo.
Como se explica a responsabilidade civil do Estado diante de atos omissivos resposta fundamentada?
Como proteger e ocultar as células no Excel?
Como a ciência explica como foi a formação do arco-íris?
Como escrever sentar ou assentar?
Como é que se escreve uniforme?
Como fazer sobreposição de imagens no Pixlr?
Quem descobriu o Brasil e como chegaram?
Como se escreve por extenso uma potência?
Como iniciar um texto sobre amizade?
¿Cómo funciona un viscosímetro?
O que significa a palavra do tédio?