Os europeus consideravam-se superiores aos povos africanos e asiáticos. Dessa maneira, a comunidade europeia afirmava que através do contato com esses povos, o homem branco levaria desenvolvimento econômico e progresso cultural para esses países periféricos. Ese ideal ficou conhecido como "fardo do homem branco".
As nações europeias argumentavam que levariam as benfeitorias da civilização ocidental: a modernidade tecnológica, o cristianismo e os conceitos de civilização que dariam fim à escravidão ainda existente em algumas partes da África.
A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários.
A obtenção de novos mercados consumidores é apontado por Eric Hobsbawm como o grande fator que empurrou as nações industrializadas – não só as europeias – para a ocupação de novos territórios.
Inovações técnicas desencadearam o progresso industrial, tendo a energia a vapor impulsionado o desenvolvimento da indústria pesada. Os métodos de produção foram completamente transformados e grandes fábricas com milhares de trabalhadores produziam em massa produtos industriais e de consumo.
44 curiosidades que você vai gostar
Alemanha
Em conjunto com a França, a Alemanha assume um papel de liderança na União Europeia e mantém uma série de parcerias a nível global. O país também é líder científico e tecnológico em vários domínios. O PIB gerado na Alemanha em 2020 foi de 3,8 biliões de dólares (3,9 biliões em 2019).
Economia da Europa
Ao longo de um grande período, a Europa foi considerada o centro econômico do mundo, principalmente devido a sua localização geográfica, estando no “centro do mundo”, ou seja, entre os demais continentes.
a) As potências europeias justificavam a invasão nos países periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países asiáticos.
A principal hipótese para a legitimação do domínio imperialista europeu sobre a África e a Ásia foi a utilização ideológica de teorias raciais europeias provenientes do século XIX. As que mais se destacaram foram o evolucionismo social e o darwinismo social.
mercados consumidores, matérias primas e mão de obra barata eram de extrema importância. O objetivo não era promover o desenvolvimento na área explorada, mas aproveitar da melhor forma possível o que ela tinha a oferecer.
A ocupação do espaço se deu em função das relações, de caráter mercantilista, existentes, até o início do século XIX, entre a Europa e a África. As áreas litorâneas foram ocupadas com objetivo de criar entrepostos de comércio de mercadorias e escravos.
O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles. Em razão disso, apropriaram-se das terras, escravizaram, mataram, destruíram.
Espanhóis e Portugueses no Novo Mundo
No final do século XV, o comércio era intenso na Europa. A sua expansão dependia de novas fontes de produtos comercializáveis e novos mercados consumidores. Nesse contexto de expansão do capitalismo comercial que se processou a ocupação do NOVO MUNDO.
Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.
As justificativas também estavam baseadas nas teorias raciais e no darwinismo social, estas estavam alinhadas ao desenvolvimento cientifico da época e da apropriação de teorias que afirmassem a superioridade dos “povos brancos e civilizados” opondo-os ao conceito dos “negros e primitivos”.
O poderio europeu era justificado pela suposta superioridade racial e econômica da Europa, responsável por levar a civilização a áreas remotas e menos desenvolvidas.
Em primeiro lugar, essas nações européias queriam novos mercados consumidores para os produtos industrializados e áreas para investimentos. Também precisavam de matéria-prima industrial (ferro, carvão, manganês etc.) e mão de obra suficiente e barata. Ambas poderiam ser encontradas nas colônias.
O neocolonialismo resultou na ocupação da África pelas potências industrializadas que estavam interessadas na exploração dos recursos naturais desse continente.
Consequências do Neocolonialismo
Podemos dar destaque, por exemplo, para a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Para além disso, ocasionou guerras civias internas dentro dos países dominados e problemas sócio-econômicas. E para completar deixou uma desestruturação das culturas africana e asiática.
Revolução Industrial, Francesa e chegada de Napoleão Bonaparte ao poder na França; Evolução na Prússia (Alemanha atual) e unificação da Itália; Primeira e Segunda Guerras Mundiais; Criação da União Europeia.
O europeu moderno teve origem a partir da mistura, ao longo dos últimos 7 mil anos, de apenas três tribos da antiguidade, segundo um estudo publicado na revista "Nature". ... Uma terceira tribo de características siberianas também contribuiu para a formação da genética europeia moderna.
A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a ...
Os Quatro Grandes, também conhecidos como G4 ou UE4 (em inglês: EU4), é um grupo internacional informal composto por Alemanha, França, Itália e o Reino Unido. Estes países são considerados as maiores potências do continente europeu e integram individualmente os grupos G7, G10 e G20 de maiores economias.
As quatro maiores potências econômicas da Europa - Alemanha, Reino Unido, França e Itália -, em conjunto com Áustria, Finlândia, Holanda e Suécia, manifestaram nesta segunda-feira sua oposição à proposta de orçamento apresentada pela Comissão Europeia (CE) para o período entre 2014 e 2018.
Como mudar a DNS do roteador Tp-link?
Como mudar a senha do AliExpress pelo celular?
Como descadastrar E-mail do Carrefour?
Como destravar o pino da porta?
Como tirar Certidão Negativa Criminal da Justiça Estadual RJ?
Como mudar o idioma do Twitter no celular?
Como deixar em perspectiva no Illustrator?
O que precisa para ser um motorista 99?
Como tirar criptografia do E-mail?
Como mudar o MTU do roteador Intelbras?
Para que serve LibreOffice Draw?
Como tirar cera de depilação da espátula?
Como trocar o IP reiniciando o modem?
Como se faz para trabalhar no serviço de inteligência da polícia?