Um cabelo com as cutículas "abertas" é um cabelo em estado alcalino. Por consequência, é um cabelo com um maior ressecamento e frizz. É o estado que o cabelo fica quando usamos o xampu, por exemplo. O xampu foi elaborado para causar a dilatação das escamas afim de receber e absorver tratamentos posteriores.
Use um xampu e um condicionador para balancear o pH. Passe para um tratamento ácido, se for necessário. A maioria dos produtos naturais para limpar o cabelo é muito alcalina e, portanto, agressiva demais para os fios. Aposte em produtos mais próximos de um pH neutro.
Por ser uma substância ácida, com um pH que varia entre 2.5 e 4.5, o vinagre ajuda a equilibrar a acidez do cabelo, selando os fios e deixando os cabelos com um aspecto super brilhante, saudável e sedoso. "O vinagre ajuda a estabilizar o pH da fibra.
Misturar o shampoo com vinagre vai ajudar. Outra opção: Uma outra opção para diminuir o pH dos shampoos e condicionadores, é usar o ácido cítrico.
A água possui um Ph neutro, ou seja, fica em torno de sete. O cabelo sozinho não possui Ph, por que só quem tem Ph são soluções líquidas, então para medir o Ph do seu cabelo é necessário que ele esteja embebido em algum líquido, por que iremos ver o valor do seu Ph.
44 curiosidades que você vai gostar
Rogério explica que o pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e que por isso é importante usar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios: "O pH causa variação nas ligações intermoleculares dos fios. O ideal é usar shampoos com pH de 4 a 5, os levemente ácidos.
Produtos hidratantes, máscaras capilares e finalizadores agem devolvendo a acidez que o cabelo perdeu no processo de lavagem. Portanto, as máscaras devem ter um pH baixo, entre 3.5 e 4.5 para fechar as cutículas oferecendo brilho e maciez aos fios.
Soro fisiológico nos cabelos
O soro ajuda a regular o pH e o cabelo realmente fica mais macio", garante. Mas você só pode usar o soro direto como último enxágue, caso você tenha usado shampoo e condicionador somente.
A diferença entre os pHs. De acordo com especialistas, a escala de pH se dá da seguinte forma: 1 a 6,9 é ácido; 7 é neutro; enquanto de 7,1 a 14 é alcalino. "Um cabelo natural deve ter entre 4,5 e 5,5. Ou seja, é ácido.
A dica pra melhorar a oleosidade é molhar os fios com a água morna no chuveiro e aplicar vinagre de maçã - sim, você leu certo! O vinagre é ácido e ajuda a equilibrar o pH do cabelo, limpando os fios e retirando as impurezas, mas fica tranquila porque os fios não ficam ressecados.
O pH elevado (alcalino) indica uma reação para cutículas mais abertas; o pH baixo, ao contrário, indica uma reação que tem como resultado cutículas mais fechadas, seladas. Um cabelo com as cutículas "abertas" é um cabelo em estado alcalino. Por consequência, é um cabelo com um maior ressecamento e frizz.
Sendo o pH capilar ácido, sempre que aplicamos substâncias com pH diferente disso, alteramos a estrutura da fibra capilar. Por exemplo: quando fazemos luzes ou colorações, as escamas abrem em razão de terem pH alcalino. A reação química resultante disso deixa o cabelo poroso, áspero, sem brilho e sensibilizado.
O pH natural de um cabelo saudável é ácido e gira em torno de 4.5 e 5.5. Quando este valor é alterado e se torna mais alcalino e as cutículas dos fios são abertas, o que resulta na alteração da estrutura capilar, tornando os cabelos porosos, frágeis e quebradiços.
pH – é uma medida da concentração de íons de hidrogênio. A abreviatura pH significa “potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio”. O conceito de alcalinidade ou acidez é baseado na escala de pH que vai de 0 a 14. Quando inferior a 7 é ácida, e se for superior a 7 é alcalina.
Quando você lava com antirresíduos e abre as cutículas, você retira mais rapidamente a progressiva. Por isso, quem tem escova progressiva deve usar shampoos com pH fisiológico (4,5 – 5,5) ou ácido (3,8 – 4,4).
Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente.
Eis a primeira questão importante, qual é o pH ideal para o shampoo? O pH do couro cabeludo varia entre 3.8 e 5.6, o que significa que a região é levemente ácida. Para não agredir os fios, o shampoo utilizado deve ter um índice entre 5 e 7.
Quando falamos de pH baixo nos referimos às faixas mais ácidas de pH que contemplem a acidez natural da haste capilar - cujo pH gira em torno de 3,67¹ - ou do pH do couro cabeludo - que fica próximo de 5,5¹). Olha que legal! Aqui tem listas de shampoos sem sulfato e outros produtos com pH baixo :
A única forma de saber o pH do shampoo e de qualquer outro cosmético é fazer o teste com o auxílio de fitas medidoras específicas, que você pode comprar em distribuidoras de produtos químicos e até, veja só, em lojas especializadas em produtos para piscinas.
O pH mais baixo de todos foi o OX Plants, com 5,5, o que é estranho, já que meu cabelo ficou meeega armado com ele, mas, de acordo com mamis, o pH de 5,5 faz sentido, já que o OX do teste é um shampoo purificante, de limpeza mais profunda e indicado para usar de vez em quando nos cabelos mistos e oleosos.
O Shampoo Pantene Micelar conta com um pH de 6,5.
Os compostos que alisam ou relaxam os fios são de pH bem alcalino, acima de 9 e trazem danos á fibra, mas só assim tornam os fios permeáveis para posterior ação, através da abertura das cutículas dos fios, por esta razão são necessários.
Mas o que é pH? ... Alguns produtos, como colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações, precisam abrir a cutícula do fio, por isso possuem pH alcalino. Essa abertura altera a estrutura da fibra capilar, deixando as madeixas sem vida e podendo até causar a divisão dos fios, ou seja, as temidas pontas duplas.
Por exemplo, se lavarmos os cabelos com xampu alcalino (pH básico = 8,5) suas cutículas se abrirão, deixando-os opacos. O resultado é um cabelo sem brilho, difícil de pentear e embaraçado. ... As pontes de dissulfeto que compõem essa parte são quebradas em meio alcalino, daí aparecem as famosas pontas duplas.
Os condicionadores precisam apresentar um pH mais ácido — entre 3,5 e 4,5. Esse nível é ideal para fechar as cutículas que foram abertas a partir da aplicação do shampoo.
Que é bom para fortalecer bíceps?
Qual o melhor alimento para o cão?
Como formatar o notebook UEFI?
Como incentivar o comércio local?
Como decorar uma cúpula de abajur?
Quais os tipos de registro de ocupação do trabalhador no setor público e no setor privado?
Qual é o nome que se dá a criação de porcos?
O que causa fraqueza nas pernas do cachorro?
O que é uma releitura musical?
O que fazer para fortalecer o relacionamento?
Qual é o nome das araras do filme Rio?
Como se caracterizou o fordismo como o filme retrata?
Como remover partições do HD externo?
Como se caracterizar de Lobo Mau?
Quanto custa para forrar um quarto?