Os países atualmente reconhecidos criados a partir da antiga Iugoslávia são: Bósnia e Herzegovina. Croácia. Montenegro.
Sua formação reuniu seis repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina) sob o comando do croata Josip Broz Tito.
Após a contextualização histórica de formação do território da Iugoslávia, elucide sobre os motivos que provocaram a desintegração do país. ... Esse cenário fortaleceu os movimentos separatistas das repúblicas da Iugoslávia e, em 1991, Eslovênia e Croácia foram as primeiras nações a declararem independência.
A República Federativa Socialista da Iugoslávia deixou de existir oficialmente em abril de 1992, quando se fragmentou em meio a vários conflitos bélicos em Bósnia, Croácia, Macedônia, Eslovênia e República Federal da Iugoslávia, que, por sua vez, se dividiu em Sérvia e Montenegro em 2006.
A maioria da população da Iugoslávia era formada por eslavos, que se repartiam em vários grupos étnicos: sérvios, montenegrinos, croatas, eslovenos, macedônios e bósnios.
A Iugoslávia chegou a ser um sucesso regional em termos econômicos, industriais e de energia. Duas décadas antes de 1980, o crescimento médio anual do produto interno bruto (PIB) era de 6,1%, o serviço público e gratuito de saúde era universalizado, o analfabetismo era de 9%, e a expectativa de vida era de 72 anos.
As repúblicas remanescentes — Sérvia e Montenegro — formariam a República Federal da Iugoslávia. Em 2003, o nome Iugoslávia foi oficialmente abolido quando o Estado foi transformado numa comunidade pouco sólida chamada Sérvia e Montenegro.
Após uma década de guerras, motivadas por conflitos étnicos e separatistas, a Iugoslávia foi desmembrada. Com a independência da Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina, apenas as repúblicas da Sérvia e Montenegro permaneceram sob o controle da federação.
De 19, durante a Segunda Guerra Mundial, italianos e alemães ocuparam a Jugoslávia, e Hitler e Mussolini impuseram regimes fascistas que resultaram em matanças e atrocidades.
Muitos povos que não eram eslavos, como albaneses, ciganos, húngaros e turcos, também viviam na Iugoslávia. Por volta do final do século XIX, o Império Otomano e o Império Austro-Húngaro dominavam grande parte da região dos Bálcãs. Esses dois impérios foram derrotados na Primeira Guerra Mundial (1914–18).
Em novembro de 1992, por exemplo, uma pesquisa de opinião registrou que 49% dos eslovacos e 50% dos tchecos eram contrários à separação, enquanto que 40% dos eslovacos eram favoráveis. Para 41% dos tchecos e 49% dos eslovacos, o assunto deveria ser objeto de um referendo .
Já a Eslováquia investiu em atividades agrárias, realizou menos privatizações e investiu no social. A maior parte dos recursos federais foi dividida à razão de 2:1 (proporção aproximada entre as populações tcheca e eslovaca), inclusive o equipamento das forças armadas e a infraestrutura de aviação e ferroviária.
São características do espaço urbano?
Como começar a estudar para o vestibular do zero?
Quantas questões eu preciso acertar na prova teórica do DETRAN?
O que é o princípio do exato adimplemento?
Qual é a natureza jurídica do MEI?
Quantos km a Terra se move por dia?
Como desativar comando de voz do Motorola?
O que significa a palavra Mozão?
O que pode causar inchaço abdominal?
Quantos graus de miopia o SUS ópera?
O que é certidão negativa ou positiva?
Quando está grávida de gêmeos a barriga cresce mais rápido?