Buenos Aires transformou-se numa das principais metrópoles do mundo, como capital de um país que caracterizou-se por ser um dos principais exportadores agrários. O paradoxo de uma sociedade urbana num país agrário marcou profundamente a paisagem urbana, a política e a cultura da cidade.
Buenos Aires costuma ser chamada de “Paris da América Latina”, não somente pela sua arquitetura de reminiscências europeias, mas por seu sentido do estilo. A cidade é considerada uma das capitais mais importantes da moda latino-americana.
Isso porque a Cidade de Buenos Aires, assim como nossa Brasília, é um distrito federal, logo, é autônoma (o nosso Distrito Federal também: apesar de estar “dentro” do estado de Goiás, também não pertence ao estado, e é tão autônomo que conta até com um governador próprio mas não tem prefeito).
Buenos Aires passou a se chamar assim por uma devoção católica. O primeiro nome que a cidade recebeu, ao ser fundada em 1536, foi de "Real de Nossa Senhora Santa Maria do Bom Ar" (Real de Nuestra Señora Santa María del Buen Ayre, em espanhol).
Por definição, as megacidades são cidades que apresentam um número de habitantes superior a 10 milhões. As megacidades estão normalmente presentes em grandes centros, que certamente também terão muita importância para o seu entorno. São Paulo é classificada como uma megacidade brasileira.
21 curiosidades que você vai gostar
O estudo "Megacities: Developing Country Domination" (Megacidades: Dominação de Países em Desenvolvimento) aponta que São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas megacidades do Brasil - o termo serve para cidades cujo território é habitado por mais de 10 milhões de pessoas.
São Paulo foi considerada a cidade mais influente da América Latina em um ranking que avaliou 50 metrópoles globais. A lista é liderada por Londres, Nova York, Paris, Cingapura e Tóquio.
Buenos Aires foi fundada pela primeira vez em 1536, pelo adelantado Pedro de Mendoza, e pela segunda e definitiva vez em 1580, por Juan de Garay; isto é, a sua origem é um século e meio anterior à de São Paulo (fundada legalmente em 1711).
O natural ou habitante de Buenos Aires denomina-se buenairense ou portenho.
A emenda constitucional de 1994 concedeu a autonomia política à cidade, daí o seu nome formal: Ciudad Autónoma de Buenos Aires (em português: Cidade Autônoma de Buenos Aires).
No ranking das cidades mais populosas do mundo há:1º Tóquio (População: 37.435.191)2º Delhi (População: 29.399.141)3º Xangai (População: 26.317.104)4º São Paulo (População: 21.846.507)5º Cidade do México (População: 21.671.908)6º Cairo (População: 20.484.965)7º Dhaka (População: 20.283.552)
A economia Argentina é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. A produtividade da agricultura Argentina está entre as mais altas do mundo. O país é um grande produtor e exportador de cereais, sendo o seu principal produto o trigo.
Localizada na América do Sul, a Argentina possui a segunda maior extensão territorial do subcontinente – 2.766.889 quilômetros quadrados.
Buenos Aires é, além da capital, a maior cidade da Argentina, sendo um importante centro econômico, político e cultural do país. É também a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo.
Significado de Portenho
adjetivo Relativo a Buenos Aires. substantivo masculino Habitante ou natural dessa cidade; buenairense, bonaerense.
Generalizar é proibido. Quem nasce na Argentina é argentino. Quem nasce em Buenos Aires, portenho (derivado de porto, o Porto de Buenos Aires).
1. Relativo ou pertencente a Buenos Aires, capital da Argentina. 2. Natural ou habitante de Buenos Aires.
Hoje é aniversário da fundação de Buenos Aires, em 1580.
"No ano de 1554 aparece pela primeira vez em uma peça de cartografia a denominação de Terra Argentea", escreveu o Ministério da Defesa da Argentina em sua página na web.
As principais cidades mundiais são Nova York, Londres e Paris. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro. É importante lembrar que o número de habitantes não é importante para definir o nível de avanço econômico e para dizer se uma determinada região possui ou não uma cidade global.
Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão. Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.
As cidades globais são os principais centros econômicos do mundo. Elas são divididas em três níveis: Alfa, Beta e Gama.
O que aconteceu com a taxa de crescimento da população brasileira a partir de 1970?
Qual a importância da fauna para o equilíbrio do planeta *?
É verdade que o antecessor de 50 é 51?
Quais os autores mais traduzidos do mundo?
Qual é o prazo máximo do contrato de trabalho temporário?
Quantos dias posso pagar um boleto vencido?
Qual o motivo da separação de Paulo e Barnabé?
Por que as pessoas com piolho coçam a cabeça?
O que envolve na apuração dos custos de produção?
Quanto tempo a vacina da cinomose faz efeito?
Qual a expectativa de vida para os brasileiros?
Quais são os princípios da execução trabalhista?
O que é fazer um comentário crítico?
O que é umas bolinhas perto da virilha?