A Hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma metaloproteína (iões metálicos na estrutura) que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigénio pelo sistema circulatório.
O ferro é o responsável pela captação do oxigênio, uma vez que o mineral se liga ao oxigênio com facilidade. A globina não serve apenas para a função estrutural, mas também torna possível a reversibilidade da ligação entre o ferro e o oxigênio.
O monóxido de carbono liga-se à hemoglobina para formar carboxi-hemoglobina. A meia-vida da carboxi-hemoglobina no ar ambiente, na pressão normal atmosférica, varia de 4 a 6 horas.
A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo. A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos que é responsável pela coloração vermelha do sangue.
A hemoglobina que predomina nos eritrócitos do adulto (HbA), possui duas cadeias polipeptídicas (um par idêntico) que contêm 141 aminoácidos e são denominadas cadeias alfa (α). O par restante de cadeias idênticas contém 146 aminoácidos, e são denominadas cadeias beta (β). Essas cadeias formam junto um tetrâmero.
A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para todos os tecidos do corpo.
Essencialmente, a hemoglobina desenvolve uma fome de moléculas de oxigênio. Quando o sangue é transportado para os pulmões, as proteínas, que contêm átomos de ferro, atraem o oxigênio disponível. Esse sangue oxigenado viaja em toda a corrente sanguínea, liberando oxigênio nos músculos e órgãos.
A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos que é responsável pela coloração vermelha do sangue. Apesar dessa característica marcante, essa não é a única função da hemoglobina, que está relacionada também com o transporte de gases e o equilíbrio ácido-base.
A hemoglobina é sintetizada durante a produção das hemácias na medula óssea e cumpre sua função de transporte de gases entre os tecidos do corpo através do sistema circulatório. Nos pulmões , as moléculas de hemoglobina das hemácias se ligam a moléculas do gás oxigênio formando o complexo chamado oxiemoglobina.
Ela está presente em células sanguíneas de todos os vertebrados e alguns invertebrados como anelídeos, equinodermos, alguns moluscos e insetos. O nome “hemoglobina” reflete sua estrutura química, pois consiste em uma proteína de estrutura globular (globina) associada a um grupo heme.
Esse problema é grave e pode causar desconforto respiratório, dor de cabeça, alterações visuais, taquicardia, síncope e até a morte. A baixa concentração de hemoglobina no sangue caracteriza a anemia.
O que pode ser substituído pela gelatina?
Quando surgiu a desigualdade social no Brasil?
O que pode substituir a palavra negócio?
O que é ser uma pessoa fraterna?
Como instalar um novo ponto de tomada?
Como vender um domínio de internet?
Como o professor postar atividades no Classroom pelo celular?
Qual a palavra que substitui segundo?
Como enviar aula gravada no Meet?
O que podemos usar para substituir o leite?
Como colocar um tanque na parede?
Como funciona o Watson da IBM?
Como faço para conseguir um empréstimo pelo Sebrae?
Como ajustar o superaquecimento?