Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa). Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa.
Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.
De acordo com o padre, no primeiro milênio os cristãos costumavam passar a Quaresma a pão e água, e a alimentação só era permitida até o pôr do sol. Hoje, a orientação sobre o consumo da carne vermelha é apenas para a Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a Quaresma, e para a Sexta-Feira Santa, quando termina.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa.
40 curiosidades que você vai gostar
O Código de Direito Canônico diz que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas à abstinência de carne ou algum outro alimento. Este jejum deve ser revertido na realização de uma obra de caridade.
A Igreja não obriga ou exige mais os jejuns prolongados, anônimo, mas a carne vermelha não é aconselhável neste período de recolhimento.
Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa. “Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico.
Como a cultura se manifesta na sociedade?
O que Testemunha de Jeová não pode comer?
Como analisar liquidez de uma ação?
Qual a diferença entre imagem PNG e JPG?
O que se enquadra em móveis e utensilios?
Não é considerado pressuposto de validade do processo?
Qual é o sujeito da Palavra choveu?
Quais são os grupos de risco Covid 2021?
Onde foi inventado o sistema decimal que usamos hoje?
Como cassar OAB de um advogado?
Qual a diferença entre os iPhone?
Pode comer antes do exame de fezes?
Quanto tempo para reivindicar direitos trabalhistas?
O que é desenho realista e quando surgiu?
Por que é importante observar o prazo de validade dos alimentos?