Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire. É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos.
ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA FREIRE
A Plataforma Freire é um sistema informatizado que possibilita aos professores se inscrever em diversos cursos de formação em todo o País. Para tal, basta que o professor se cadastre, inserindo seus dados de formação e atuação profissional para obter as informações sobre os cursos ofertados e proceder à pré-inscrição.
Quando Freire fala de um currículo sempre é uma forma crítica, que não destoa teoria e prática. Um currículo que emanciparia o cidadão. Não existe um grupo de privilegiados que poderia impor suas teses, mas capacitaria o ser humano através da consciência, ler o mundo.
Nele devem estar resumidas as informações de formação e experiência, interesses, identificação e endereço do profissional, resumo de sua formação e fluências em idiomas estrangeiros.
4.1 Para acessar a Plataforma Capes de Educação Básica, acesse o link: http://eb.capes.gov.br. Caso já tenha acesso aos sistemas da Capes, basta inserir o CPF e sua senha para entrar no sistema, como indicado na tela abaixo. 4.1.1 Se já é cadastrado, mas esqueceu a senha, clique em “esqueci a minha senha”.
No momento, a Plataforma Capes de Educação Básica não disponibiliza um link de acesso externo ao currículo. Somente a Capes e o próprio usuário podem visualizar o currículo cadastrado. Porém, após aceitar o termo de adesão e condições de uso da Plataforma, é possível gerar uma versão do currículo em formato PDF.
Como funciona? O programa oferece bolsas em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Através da oferta de bolsas de iniciação à ensino aos alunos de licenciatura que se dediquem aos projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES).
A contribuição de Paulo Freire para o campo do currículo foi tecida a partir da crí- tica à educação bancária e no movimento de superação pela formulação de uma edu- cação libertadora que se realiza como “[...] um processo pelo qual o educador convida os educandos a reconhecer e desvelar a realidade criticamente” ( ...
O que é a gestão de recursos humanos?
Quem trabalha com marketing é?
Quanto um cabelo cresce por mes?
O que é faculdade de relações publicas?
Quanto mede um campo de futebol?
Para que serve o avast secure browser?
Quanto tempo nicotina sai do organismo?