Certos pesquisadores, por exemplo, apontam que a luz azul emitida pelas telas de celulares, tablets, computadores e outros aparelhos tecnológicos podem causar problemas de visão como a miopia, a degeneração macular, o embaçamento da visão e, em casos extremos, até mesmo a cegueira temporária.
Além disso, encarar excessivamente a tela do celular causa desconforto, vermelhidão, enxaqueca, sensação de areia nos olhos e falta de lubrificação do globo ocular, conhecida como Síndrome dos Olhos Secos. A luz azul violeta alcança facilmente estruturas interiores dos olhos, dentre elas a retina.
Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral.
“Ao escurecer, a substância passa a ser produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo auxilia o organismo em seu preparo para o sono. Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo”, pontua o neurologista.
Isso acontece porque após alguns segundos em um ambiente escuro, o tamanho da pupila (o círculo preto que temos no centro da íris) muda de acordo com a entrada da luz em nossos olhos. Isto é, quando existir menos luz no ambiente, a íris (a parte colorida do olho) relaxa e a pupila dilata de modo que receba mais luz.
44 curiosidades que você vai gostar
A luz azul do celular pode ser bastante perigosa para a saúde dos nossos olhos. Essa é a luz emitida pelas telas digitais que pode nos causar diversos problemas, como dificuldade para dormir e insônia.
A iluminação artificial do celular provoca uma reação no cérebro e diminui a produção de melatonina, hormônio do sono. Sendo assim, você tende a ter mais dificuldade para pegar no sono. Até o menor sinal de iluminação do aparelho (quando está carregando, por exemplo), pode prejudicar esse hormônio.
Usar o celular durante a noite pode prejudicar a qualidade do seu sono ou até inibi-lo. Isso porque a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.
Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
Essa luz, diferente da natural, é uma luz que pode ser nociva à saúde dos olhos. A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea).
Quatro dicas para se proteger da luz azul, presente em aparelhos eletrônicosUse filtro solar. Pode parecer batida, mas a dica segue extremamente válida. ... Suavize as luzes do celular. ... Aposte nos antioxidantes.Hidrate a pele.
A física Emico explicou que, por outro lado, não há material científico que assegure que dormir especificamente com o celular sob o travesseiro não traga riscos. “A questão é polêmica, então não é recomendável fazer isso. Se não consegue se desligar, recomenda-se deixar o equipamento a uns 30 cm da cabeça”, orienta.
A luz que sai das telas – seja do seu computador ou do smartphone – é conhecida sempre como “luz azul”. A gente aprendeu na escola: a luz é formada por espectros de infinitas cores. A chamada “luz azul” é só um intervalo visível da luz que nossos olhos enxergam.
Ajustar as configurações do aparelho, manter uma distância da tela e manter o ambiente iluminado são algumas dicas para proteger os olhos.1 - Ajuste os seus aparelhos. ... 2 - Mantenha a tela mais longe dos olhos.3 - Use um filtro de tela.4 - Faça pausas e use a regra de 20 minutos.5 - Use colírios sob recomendação médica.
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
A luz azul está presente não só na luz solar, atingindo a terra durante todo o ano, independentemente das condições atmosféricas (céu limpo, nublado, chuva, etc.), como também está presente em todos os computadores e ecrãs LCD e LED, os telefones móveis, os Tablets e os dispositivos GPS.
A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível, com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. Existem fontes de luz azul natural, como o sol, e fontes artificiais, como os equipamentos eletrônicos.
Em aparelhos Android
Acesse suas Configurações; Selecione a entrada Visor; Toque na opção Filtro de luz azul para abrir as opções adicionais; Realize os ajustes de opacidade e agendamento do seu Filtro.
O que podemos fazer para nos proteger da luz azul? Além de diminuir o tempo de exposição, evitar a proximidade da pele com os aparelhos, diminuir a luminosidade das telas e utilizar protetor solar com cor mesmo dentro de casa. Não existe mais essa ideia de passar protetor solar só quando for sair ao ar livre!
Como se proteger? O melhor aliado contra a luz azul é o protetor solar e o cuidado diário da pele. “Ele ajuda não só a reverter danos causados pela luz solar, como também pela luz emitida pelos aparelhos eletrônicos”, conta o expert. É por isso que é tão importante, mesmo em casa, usar protetor solar diariamente.
Recomendações para evitar a luz azulUse esses aplicativos para regular a luminosidade do celular.Evite usar Smartphones de 2 a 3 horas antes de dormir.Use lente de óculos com filtro de luz azul.Use óculos com proteção UV.
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
Fuja da luz azul
A intensidade da luz azul – que se aproxima da luz do céu, do meio dia – pode suprimir a produção de melatonina, enquanto estimula a produção de dopamina, serotonina e cortisol (que nos deixam em alerta).
Usar o celular à noite, antes de dormir, pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono, e ainda aumentar as chances de depressão ou de pressão alta.
Se você nota que o celular tem atrapalhado o seu sono:Não use o celular por pelo menos 1h antes do horário de dormir.Não use o celular deitado na cama. ... Deixe o celular no silencioso durante a noite, idealmente longe do quarto e da cama.Se acordar no meio da noite, evite pegar o celular.
Quanto tempo dura abóbora na geladeira?
Qual melhor tratamento para poros abertos?
Qual app para ver quem visitou seu Instagram?
Quando rompe o ligamento do ombro?
Quais os pontos que definem o planejamento financeiro?
Quantos dias para a habilitação ser entregue?
Quando rompe o ligamento do pé?
É possível unir duas contas do Gmail?
Qual é a melhor agência de viagens?
Qual a diferença de TV de LED e LCD?
Qual a diferença da internet normal para fibra óptica?
Quem é o mais velho dos gêmeos?
Como saber se a agulha do toca disco está ruim?
Como saber se seu amigo está te trocando?
Como saber que a cana está madura?