Durante esse tempo, há uma evolução positiva de aromas e sabores se bem conservado. Após passado esse tempo, o vinho começa a declinar até não ficar bom para o consumo. Essa estimativa está ligada principalmente ao tipo de armazenamento, a qualidade da uva e à cor.
Antes de abrir a garrafa, a rolha serve como um primeiro sinal para saber se o vinho está ou não estragado. Se ela estiver despedaçando, seca ou com odor parecido com mofado, desconfie.
Se estiver combinada com aromas desagradáveis, que se confirmam no paladar, como o de vinagre, de oxidação, ou mesmo se já não mostrar mais qualquer aroma, então realmente o vinho está estragado ou, como se diz, está passado.
Se é um vinho bastante pedido no restaurante, sem problemas, pois uma garrafa de vinho aberta há até uns 3 dias, guardadas com rolha de vácuo e refrigeradas continuam adequadas. O vinho nesse caso estraga pois, quando o líquido entra em contato com o ar, ele oxida e morre.
No caso da oxidação, além de sentir no nariz, é possível verificar a ação do oxigênio na cor do vinho. Os brancos, quando muito oxidados, apresentam uma cor dourada ou cobre. Os tintos por sua vez tendem a ficar mais pálidos, alaranjados ou marrons.
Pode acontecer também de o vinho apresentar um aroma avinagrado ou acetato. Isso ocorre quando ele está oxidado.
Se seu vinho estiver assim, peça para trocar. Oxidação e bouchonée geralmente são os defeitos que você poderá encontrar numa garrafa.
Estou vivendo ou só existindo?
O que a pessoa sente quando tem hemorragia interna?
Como usar a manteigueira profissional?
Como saber se está passando energia?
Como acabar com bactéria no olho?
O que são tomadas de uso geral?
O que a dengue hemorrágica causa?
Como desmagnetizar um material?
Como podemos descrever a estrutura de diretórios com dois níveis?
Como acabar com o complexo de inferioridade?
Como passar cartão de tarja na Minizinha chip?