Embolia gasosa é uma situação em que se observa a entrada de bolhas de ar no interior dos vasos sanguíneos. Essa entrada de ar obstrui a circulação, o que pode fazer com que algumas regiões do corpo não sejam irrigadas, provocando uma deficiência de oxigenação.
Se os mesmos 50 mililitros forem injetados lentamente, formam-se centenas de pequenas bolhas que também viajam até o coração, mas prosseguem até o pulmão, danificando algumas arteríolas. Isso pode provocar tosse, falta de ar e dor no tórax, mas é só.
A aplicação de ar diretamente na veia pode ser fatal. “Imagina que você forma uma bolha no sistema dos vasos sanguíneos. Uma bolha de gás. Isso vai começar a circular pelo corpo e para no pulmão, por exemplo.
A quantidade de ar estimada para produzir o quadro de embolia gasosa significativa é entre 300 e 500 ml de ar, numa taxa de 100 ml/segundo. Porém, quantidades menores podem ser fatais nos pacientes gravemente enfermos e com reserva cardiopulmonar limitada.
A embolia gasosa pode ter diferentes causas, estando associada a diferentes procedimentos médicos. Procedimentos cirúrgicos que envolvam circulação extracorpórea e craniotomia; infusoterapia; exames diagnósticos; cesariana; e trauma pulmonar por ventilação mecânica são algumas das causas de embolia gasosa.
39 curiosidades que você vai gostar
Luciano Lopes revelou que cloreto de potássio é o mesmo componente que, ao ser aplicado diretamente na veia, é usado na execução da pena de morte nos Estados Unidos e também para matar cachorros. Em humanos, ele só pode ser usado, quando diluído no soro e de forma gradativa. Aplicado diretamente na veia, causa a morte.
“Embolia gasosa é quando existe entrada de ar dentro do aparelho cardiovascular. Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.
A embolia gasosa não possui um tratamento específico. Quando falamos em embolia causada por trombos, o uso de medicamentos que destroem esses trombos é feito, porém não há medicamentos que possam eliminar as bolhas de gás no interior dos vasos sanguíneos.
Um pulso mais acelerado, um aumento de pressão sanguínea ou a dispneia indicam a sobrecarga circulatória e exigem imediata comunicação ao médico. Se o líquido está gotejando muito rapidamente ou o paciente apresenta sinais de sobrecarga cardíaca, o fluxo deve ser tornado mais lento (DUGAS, 1988).
Quantas espécies de animais vivem na Amazônia?
Qual a diferença entre gerador e receptor de exemplo?
Como fazer o símbolo do primeiro?
Qual é a menor praia do mundo?
Por que sons da natureza nos acalmam?
Como fazer limpador de tela caseiro?
São características comuns a cada direito humano?
Como limpar o sofá de tecido claro?
Como recomeçar do zero depois de uma traição?
Qual o tempo de vida de um cachorro Vira-lata?
Qual o valor de uma Range Rover hoje?
São elementos constituintes do livro caixa?
Quantos km é considerado corrida?
Qual é a deusa da maternidade?
O que é a capitalização de juros?
Qual o valor do acerto de 3 meses?