A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.
Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.
Durante a deglutição, a laringe se eleva enquanto que nilto a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago. Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar.
A deglutição começa quando o alimento é colocado na boca, onde é mastigado e sofre a ação da saliva, formando o que chamamos de bolo alimentar (alimento pronto para ser deglutido). A língua pressiona esse bolo contra o palato duro (“céu da boca”), empurrando-o para trás, provocando a deglutição.
Glote é uma estrutura anatômica localizada na porção final da laringe com a função de saída e entrada de ar para os brônquios e pulmões, ajuda também na função fonatória uma vez que a prega vocal e vestibular localizam-se dentro dela.
19 curiosidades que você vai gostar
Os sintomas do edema de glote são:
Sensação de bolo na garganta;
Dificuldade para respirar;
Chiado ou um barulho estridente durante a respiração;
Sensação de aperto no peito;
Rouquidão;
Dificuldade para falar.
A epiglote é a estrutura cartilaginosa que garante que o alimento siga em direção ao sistema digestório, impedindo sua entrada no sistema respiratório. A glote, por sua vez, é uma região localizada entre as duas pregas vocais.
A deglutição é dividida em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. Cada fase deve ser avaliada também isoladamente, com parâmetros específicos. Alguns autores consideram ainda a fase preparatória ou fase pré-oral.
A fase oral, é uma fase voluntária que começa com a propulsão posterior do bolo pela língua e termina com a produção de uma deglutição. A iniciação de uma deglutição do bolo alimentar ou líquido se faz sob controle voluntário, embora os estágios finais da deglutição sejam involuntários.
Deglutição é o ato de engolir alimentos que começa na vida fetal. É uma ação automática, que é comandada pelo tronco cerebral e serve para transportar o bolo alimentar para o estômago e realizar a limpeza do trato respiratório.
A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela.
No início do esôfago há um constritor muscular, o esfíncter esofágico superior, que relaxa e se abre quando a comida se aproxima. A comida passa da faringe para o esôfago; o esfíncter esofágico superior então se fecha imediatamente, impedindo o fluxo de comida de volta para a boca.
A faringe é um órgão que fique logo acima da laringe e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório.
Antes de esclarecer essa dúvida, é importante explicar por que engasgamos. O engasgo acontece quando a epiglote (espécie de válvula localizada na parte superior da laringe que se fecha durante a deglutição) se abre, permitindo que o alimento ou líquido ingerido siga o caminho da respiração e não o da deglutição.
Causas da epiglotite
Em certas ocasiões, a epiglote fica infectada com bactérias, habitualmente Haemophilus influenzae tipo B. A epiglotite relacionada ao Haemophilus influenza era mais comum em crianças, no entanto, as vacinações de rotina contra o Haemophilus praticamente eliminaram essa infecção em crianças.
Isso acontece porque, em algum ponto de nossa evolução, os seres humanos perderam a capacidade de fazer isso - o canal por onde respiramos é o mesmo por onde engolimos, inclusive é por isso que conseguimos respirar “pela boca”.
Os pares de nervos cranianos V, VII, IX, X, XI e XII são essenciais e permitem que a mastigação e a deglutição sejam realizadas adequadamente(7,27-30). O comprometimento do X par (vago) pode afetar a aferência das mucosas do véu palatino, laringofaringe, epiglote e da parte posterior da língua.
Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada. Essa sucessão de eventos é controlada pelo sistema nervoso.
Tronco cerebral.
O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.
1. Passar pela garganta para ser levado ao estômago. 2. Engolir.
ESÔFAGO
Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia.
Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).
Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofágica.
Significado de Deglutição
substantivo feminino Processo que conduz alimentos, saliva e líquidos, da boca ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Movimento que resulta desse processo. Ação ou efeito de deglutir, de ingerir, de engolir.
Visualização do epiglote inflamado através de nasopharyngoscopy ou da laringoscopia. Esta é uma câmara de ar como o dispositivo feito do material da fibra óptica com uma câmera ele sua ponta. É usada para olhar o epiglote.
Assim, a rima da glote é a linha divisória entre os territórios de inervação do laríngeo superior e do laríngeo recorrente. As aa. laríngeas, superior e inferior, ramos, respectivamente, das aa. tireóidea superior e inferior, irrigam a laringe.
O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago.
Como Importar os dados do Carnê-leão?
Como impermeabilizar mochila Exército?
Como importar direto do Alibaba?
Como passar do Google Earth para AutoCAD?
O que passar na parede para proteger da chuva?
Como criar uma coluna em Excel?
Quanto tempo demora para um boleto ser registrado?
Quando se deve fazer psicoterapia?
Como importar arquivos do SOLIDWORKS para o AutoCAD?
Como funciona o xilema floema?
Quais são os direitos de um prestador de serviço?
Como acontece a cura espiritual?