Na teoria da probabilidade e na estatística, a variância de uma variável aleatória ou processo estocástico é uma medida da sua dispersão estatística, indicando "o quão longe" em geral os seus valores se encontram do valor esperado.
Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). ... Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.
Variância e desvio padrão são medidas de dispersão, ou seja, parâmetros utilizados na Estatística para calcular o quanto os dados de um conjunto de valores podem variar. A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam.
Um valor alto para a variância (ou desvio padrão) indica que os valores observados tendem a estar distantes da média – ou seja, a distribuição é mais “espalhada”. Se a variância for relativamente pequena, então os dados tendem a estar mais concentrados em torno da média.
Você pode pensar na média aritmética como se ela representasse o "ponto central" do conjunto de dados. Se eles estiverem aglomerados ao redor da média, isso indica que a variância é baixa. Caso estejam bem espalhados e distantes, a variância é alta.
39 curiosidades que você vai gostar
Não há limite para a quantidade de valores utilizados e é isso que representa o Xn. Cada um desses valores é subtraído pela sua média e elevado ao quadrado, conforme acontece dentro de cada parênteses. Ao final, eles são somados e divididos pelo números de elementos (n) menos um.
Para calcular essa variância, precisamos calcular o quão distante cada observação está em relação à média do grupo, para todas as 40 observações. Tecnicamente é a soma dos desvios ao quadrado da diferença de cada observação em relação à média do grupo, dividido pelo s GL do erro.
O desvio padrão possui duas formas de análises. ... Na área estatística, o desvio de padrão é chamado especificamente de desvio de padrão amostral. Um baixo desvio indica que os dados estão próximos da média ou do valor esperado. Já um alto desvio padrão, indica que os dados estão espalhados por uma ampla gama de valores.
Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.
Quem faz faculdade à distância tem que estudar quantas horas por dia?
Como verificar temperatura de geladeira?
Como funciona carta de crédito para comprar um carro?
Como referenciar o Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos?
Como funciona o concurso da PRF?
O que fazer quando o touch do celular mexe sozinho?
O que é o serviço de coleta dos Correios?
Como organizar Outlook por remetente?
Como resolver um problema de matemática do Enem?
Como organizar prontuários psicologia?
Como mudar os ícones de lugar?
Como é que se fala com o Google?
Como arrumar o erro do Classroom?
Como resolver problemas com gateway padrão?
Como organizar um casamento rústico?