A neurociência tem demonstrado que a experiência religiosa estimula circuitos cerebrais do neurotransmissor dopamina, os mesmos circuitos que são considerados disfuncionais em transtornos neuropsiquiátricos em que a hiperreligiosidade faz parte do quadro clínico, como é o caso da epilepsia do lobo temporal, ...
De acordo com trabalhos neurocientíficos, a prática da oração e da meditação ativam a região do cérebro que está relacionado à emoção, em especial o lobo frontal e o sistema límbico. Essas áreas são responsáveis pelas funções cognitivas e comportamentais, respectivamente.
Através de exames de imagem, os pesquisadores conseguiram descobrir que existe um circuito cerebral específico diretamente ligado à fé. Este circuito cerebral está localizado em uma área chamada Substância Cinzenta Central (PAG, na sigla em inglês).
As nossas funções corporais também são afetadas ao orar. São ativadas regiões do cérebro que nos deixam mais reflexivos, consequentemente regiões relacionadas a ação têm suas atividades reduzidas. Isso significa que a pessoa torna-se menos impulsiva quando ora, ficando menos ansiosa e sentindo-se mais segura.
Quando estamos muito cansados ou estressados, temos a tendência a dar aquela olhada para cima. Quando um suicida está no alto de um prédio para se jogar, ele está olhando para baixo, e todos que estão lá embaixo, orando, rezando, meditando, estão olhando para cima, ativando o Ponto de Deus.
27 curiosidades que você vai gostar
Os cientistas descobriram que temos um “PONTO DE DEUS” no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. As pessoas com QS elevado querem sempre fazer mais do que se espera delas.
O Ponto de Deus, segundo os cientistas, está localizado nos lobos temporais, regiões do cérebro localizadas acima das orelhas. São áreas com múltiplas funções: processam o reconhecimento visual e a percepção auditiva. Também estão ligadas à memória e às emoções.
Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.
Um novo estudo realizado na Universidade Thomas Jefferson, na Pensilvânia, nos Estados Unidos revela que a cura física pode ocorrer como resultado do poder da oração. O estudo mostrou através de ressonâncias magnéticas do cérebro que há poder na oração e que religiosos ativam áreas específicas do cérebro.
Mas a profunda descoberta é essa: quando lemos a Bíblia 4 x por semana o efeito sobe de forma incrível. O esperado seria que fosse 1, 2… que houvesse um aumento gradual do efeito e impacto na sua vida. Mas foi literalmente 1,2,3…4! algo muda radicalmente! O sentimento de solidão cai 30%.
Lobo Parietal: situado na parte superior do cérebro, essa área é responsável pelas sensações do corpo humano, como a dor, a temperatura, a pressão e o tato.
Definindo religião como controle do ambiente e auto-transcendência, os autores apontam dois mecanismos neurofísiológicos essenciais da religião: o operador causal e o operador holístico, responsáveis pela percepção, respectivamente, de causalidade e de unidade, geradores de causas espirituais e do misticismo.
Um estudo identificou como as experiências transcedentais causadas pela fé são processadas no cérebro humano, identificando uma região do córtex parietal que parece estar envolvida no processo.
Cientistas da Universidade Duke confirmaram que a oração pode influenciar a capacidade orgânica de enfrentar doenças. Quando a pessoa ora ou canta músicas religiosas, é fortalecido o lobo frontal, parte do cérebro que ativa o sistema imunológico.
Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões. Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.
Ciência e fé não são conceitos excludentes, pelo contrário. Pode-se dizer que estão interligados e que são complementares. Para além da famosa frase de Einstein, que disse que Deus não jogava dados com o universo, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião vai além do reino dos valores e da moral.
Crer em Deus significa antes de tudo, aderir ao próprio Deus, entregando-se ao próprio Deus, entregando-se a Ele. Não existe uma crença teórica, não se trata de verdade, que eu examino, aceito e acabou. Não crer significa verdades, que vão marcar a minha vida, que vão transformá-la, que vão mudar o meu comportamento.
A importância da oração: o contato com Deus
O poder da oração está na confiança que temos que ela irá chegar até Deus ou até o santo de intercessão e que nosso pedido está sendo ouvido. Orar é entregar a nossa presença a Deus, é pedir a ele que nos guie e dê sentido às nossas ações e pensamentos.
Oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.
Renovo e fortalecimento da fé
Da mesma forma, uma vida de oração é essencial para buscar renovo espiritual em momentos de crise e dúvida. Essas fases são comuns na caminhada dos cristãos, mas o ato de dialogar com Deus e contar os anseios a Ele reforçam a nossa fé. ... Essa ação aumenta a nossa fé.
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.
Na zona localizada acima das orelhas e com a função principal de processar os estímulos auditivos encontram-se os lobos temporais. Como acontece nos lobos occipitais, as informações são processadas por associação.
Confira 14 formas de desenvolver a inteligência espiritual:Ampliar seu autoconhecimento;Identificar suas crenças e valores;Analisar os contextos aos quais está inserido;Saber quais são suas limitações, medos e anseios;Assumir a responsabilidade pelos seus atos;Mudar pensamentos e comportamentos sabotadores;
“A inteligência espiritual é a capacidade do ser humano equilibrar sua razão (QI) e sua emoção (QE) com o mundo exterior – de acordo com suas crenças, valores e ações corretas – e assim, encontrar o seu propósito de vida.”
Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual". ... É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para o português.
O que precisa para entrar no Louvre?
Quanto à empresa pode descontar do funcionário?
Quais as praias do litoral de Pernambuco?
Qual é o correto segue anexo ou em anexo?
São consideradas cláusulas abusivas portanto nulas de pleno direito àquelas que?
O que são os saberes docentes?
Quais as características de um objeto?
Como hidratar o cabelo diariamente?
Porque a Grifinória é a melhor casa?
Que remédio caseiro é bom para cicatrização?
Que dia vai voltar a funcionar o WhatsApp?
O que se pode construir no recuo?
Quem foi o fundador da Igreja Católica?
Qual é o correto proteger ou protejer?
Em que ano nasceu o cantor Dominguinhos?