O concreto protendido é amplamente utilizado na construção civil, pois tem a capacidade de aumentar a resistência à tração do concreto. Isso significa dizer que o material passa a ter menos deformidade e melhor desempenho. Dessa forma, é possível fazer uso de toda a capacidade do concreto.
1928
Isso ficou ainda mais evidente após a invenção do concreto protendido, a partir de 1928”, ensina Paulo Helene. O conceituado engenheiro na área de patologias e estruturas entende que o concreto protendido revolucionou o mundo, pois permitiu criar obras para a posteridade.
O Concreto Protendido é uma solução estrutural para obras de engenharia civil que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto a solicitações de tração e momento fletor, diminuindo as deformações das peças e reduzindo bruscamente o aparecimento de fissuras.
O que é concreto protendido? O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.
O que é concreto protendido? O concreto protendido é similar ao armado, já que a sua matéria-prima base se une ao aço. A diferença é que, as barras passam por um processo de pré-alongamento, o qual é responsável por maximizar a sua resistência à esforços de tração e momento fletor.
O concreto protendido, por exemplo, exige alguns esforços por conta da execução. ... Já no caso do concreto armado, o que ocorre é um trabalho conjunto entre dois materiais: o concreto, que possui ótima resistência à compressão, e o aço, que possui grande resistência aos esforços de tração.
John Smeaton
A origem do concreto como conhecemos hoje começou no ano de 1756, quando John Smeaton o desenvolve através da mistura de agregado graúdo e cimento.
Quais são as desvantagens do concreto protendido?
Hoje, são três os tipos de concretos protendidos – ou maneiras de executar a protensão – existentes: pós-tracionado aderente, pós-tracionado não aderente e pré-tracionado.
As cordoalhas sofrem tensões de tração superiores ao do aço usado no concreto armado, portanto, dispõe de uma incidência de corrosão elevada, denominada por “corrosão sob tensão” (stress-corrosion). Esse tipo de corrosão provoca uma fissura transversal na peça, levando a ruptura frágil do material.
Quanto à sua classificação pelo método executivo, atualmente no Brasil são utilizados três principais tipos de concreto protendido, sendo eles: 1 Com armadura pré-tracionada; 2 Armadura pós-tracionada com aderência; 3 Armadura pós-tracionada sem aderência.
Assim o concreto protendido pode ser considerado um grande aliado das obras de engenharia. Além de todos os pontos positivos citados, o concreto desenvolve um desempenho satisfatório, economicamente falando, pois mesmo utilizando materiais mais caros, faz com eles tenham mais eficiência enquanto desenvolvem suas propriedades estruturais.
O concreto possui uma resistência à tração que gira em torno de 10% de sua resistência à compressão. O concreto protendido, juntamente com as técnicas de protensão, são grandes aliados quando se busca o ganho de resistência nesse sentido, o que é um dos grandes desafios da engenharia.
A resistência à tração do concreto é muito menor que a resistência à compressão do concreto, ficando na ordem de apenas 10%, valor que normalmente é desprezado nos cálculos estruturais.
Como flertar por mensagem em inglês?
Como fixar madeira na parede do banheiro?
Como diminuir o tamanho da linha na tabela do Word?
Porque o auxílio emergencial fica em avaliação?
Como calcular saque-aniversário 2021?
Como sair do modo tela inteira Anydesk?
Como sacar a rescisão de contrato?
Como mudar a bolha do Facebook?
Como sacar PIS exercícios anteriores?
Como se recebe um cheque administrativo?
Como se posicionar para gravar vídeos?
Como sacar o dinheiro da variação 73?
Qual é a falsa espinheira santa?