Educação é pluralidade Já a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) de 1996 coloca entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Tratar da diversidade na escola não é, portanto, apenas uma forma de atender ao princípio constitucional de pluralismo de ideias.
Em outras palavras, educar na diversidade é ensinar e aprender junto com os alunos a conviver com pessoas, destacando nossas diferenças físicas, sociais e culturais.
A diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os alunos e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito e uma convivência harmoniosa com as variedades de gênero, cor, religião e comportamento.
A diversidade na educação é uma questão muito importante a ser considerada para que o ambiente escolar seja inclusivo e respeite a individualidade dos alunos, dando espaço aos diversos aspectos cultuais existentes em nossa sociedade.
Estabelece parâmetros para a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais – nos sistemas e instituições de ensino, formulando orientações para o reconhecimento institucional da ...
30 curiosidades que você vai gostar
Na versão final da BNCC a temática sexualidade foi reduzida a disciplina de Ciências com ênfase na reprodução e doenças sexualmente transmissíveis e contemplada apenas no oitavo ano.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política.
Como ferramenta de produção e transmissão do conhecimento, ela tem um papel fundamental na promoção da cidadania, da igualdade de direitos e do respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, de gênero e sexualidade. ...
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.
Como saber se depositaram na minha conta Santander?
Como diagnosticar insuficiência do colo uterino?
Como descobrir se meu cabelo e ondulado?
São cadeias montanhosas da Europa?
O que leva a uma guerra civil?
Como começar a escrever um conto de terror?
Como denunciar um juiz na Corregedoria?
Onde se inscrever para CNH gratuita no DF?
Como prescrever Quadriderm pomada?
Como fazer uma declaração em cartório?
Onde reclamar de um hospital particular?
Como se escreve um E-mail profissional?
Quais materiais escolares podem ser reciclados?